Em comemoração aos 20 anos da “agencia de notícias da aids”, comandado pela jornalista roseli tardelli, a estreia da websérie é o início das celebrações.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de um milhão de pessoas vivem com HIV e, na população infantil, a transmissão vertical (da mãe para o filho) foi a principal via de infecção pelo HIV, sendo responsável por cerca de 90% dos casos notificados de AIDS em menores de 13 anos.
Hoje, a cidade de São Paulo é a primeira metrópole da América Latina a eliminar a transmissão vertical pelo HIV.
Criada por Roseli Tardeli a WEBSÉRIE HIV – 40 ANOS – AIDS e Suas Histórias (com 06 episódios), produzida pela Agência de Notícias da AIDS, revive os desafios da transmissão vertical do HIV no Brasil a partir da memória de pessoas que estiveram na linha de frente contra a AIDS, como é o caso da Dra. Marinella Della Negra, responsável pelo atendimento de crianças vivendo com HIV no Emílio Ribas e Maria Cristina Abbate, que está a frente da Coordenadoria Municipal de IST/AIDS de São Paulo.
São histórias de superação e força. Momentos de apreensão, revolta e ressignificação da vida. Um a um, os personagens relatam como descobriram o diagnóstico, os desafios de viver com HIV na infância, adolescência e juventude e a luta diária contra o estigma e o preconceito.
Sinopse:
O primeiro episódio – um compilado de toda a série -, narra a história de quatro pessoas que vivem com HIV via transmissão vertical (da mãe para o bebê). Elas nasceram na década de 1990, nos primeiros anos da epidemia de AIDS no mundo: Marília Nascimento, Jennifer Besse, Gugãa Taylor e Diego Vieira. Um a um, os personagens relatam como descobriram o diagnóstico, os desafios de viver com HIV na infância, adolescência e juventude e a luta diária contra o estigma e o preconceito.
Serão 06 episódios. O primeiro, um compilado de toda a série, será lançado no dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, no CineSesc, às 19h30, em São Paulo.
Em seguida, o vídeo será disponibilizado na TV Sesc, nas redes sociais do Sesc São Paulo e nas redes sociais da Agência Aids.
Novos episódios estarão disponíveis a cada 20 dias.
Ficha Técnica:
Arte Gráfica:
Leonardo Trujillo
Coordenação de set
Margarete Noé
Edição e finalização:
Aline Sasahara
Bianca Duarte( episódio Dra. Marinella Della Negra)
Roseli Tardelli
Produção:
Roseli Tardelli
Apoio produção:
Marcelo de Jesus
Bianca Duarte
Pesquisas e elaboração de textos informativos:
Talita Martins
Roseli Tardelli
Consultoria Médica:
Dra. Marinella Della Negra
Fotos Making Off:
Bianca Duarte
Direção Geral/ Concepção/ Entrevistas:
Roseli Tardelli
Apoios:
Sesc e Senac de São Paulo, GSK e Vivi, Coordenadoria de IST/ Aids de São Paulo é Unesco
Sobre a Agência de Notícia da AIDS:
Portal que, há 20 anos, trabalha diariamente com os jornalistas e a divulgação de informações e dados sobre a pandemia. Nela, profissionais de comunicação encontram artigos assinados por especialistas na área de saúde, textos produzidos por pessoas que vivem com HIV/aids, dados sobre a evolução da epidemia no mundo e os resultados das pesquisas feitas em vacinas no combate à aids. Atualmente 1.200 jornalistas, ativistas e integrantes da comunidade científica recebem pautas atualizadas sobre o tema.
Mais informações: www.agenciaaids.com.br.
Sobre Roseli Tardelli:
Jornalista graduada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero – São Paulo e com Mestrado pela Universidad de Las Ciências de La Informácion – Navarra – Pamplona – Espanha. Sua experiência ainda inclui a apresentação dos programas “Em Português Nos Entendemos”, “Opinião Nacional” e “Roda Viva” na Rede Cultura de Televisão (1992-1994). Roseli foi a primeira mulher a ancorar o Roda Viva. Em maio de 2003, lançou a Agência de Notícias da AIDS.
Em 1994, quando não existia o chamado “coquetel” de drogas contra a AIDS, Roseli perdeu seu irmão, Sérgio Tardelli, em consequência da aids. A família Tardelli processou o convênio médico que negou atendimento médico a seu irmão.Venceram, criou-se jurisprudência e mais pessoas puderam ter seu direto à saúde respeitado pelos convênios.Desde então, dedica-se a ações de comunicação e cultura ligadas ao tema, principalmente por meio de sua Agência de Notícias da AIDS, que em 2023 completa 20 anos.
Sobre Aline Sasahara
Formada em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP e mestra em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicampo, Aline Sasahara é documentarista, diretora e roteirista, com foco especialmente em direitos humanos, movimentos sociais e educação. Dentre seus trabalhos destacam-se Raiz Forte, sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST; Não Vão Nos Calar, sobre o racismo estrutural no Brasil, a partir da lavagem da escadaria da 13 de maio realizada anualmente pelo bloco Ilu Obá de Min; Salve, Santo Antônio!, sobre a explosão de fábrica clandestina de fogos de artifício na cidade de Santo Antônio de Jesus, Recôncavo Baiana e o impacto do desastre sobre a comunidade; Resistentes, sobre comunidades quilombolas do norte de Minas Gerais; Sebastião Salgado, Cidadão do Mundo, para a TV Senac, por ocasião do lançamento de Êxodos, no Brasil.
Serviço:
Evento: Em comemoração aos 20 anos do Portal Agência de Noticias, acontece o Lançamento da Websérie – 40 ANOS – AIDS e Suas Histórias
Data: 1º de dezembro (sexta-feira) – Local: Cinesesc (Rua Augusta, 2075)