As 5 principais dicas para a criação de conteúdo de vídeo

por Luciana Biano

Startup global Jellysmack assina um guia que todo criador de conteúdo deve ler para contar histórias de sucesso nas redes sociais

Contar histórias pode ser fácil no dia a dia, mas não é tão simples ousar compartilhá-las no mundo digital. Dividir sobre uma viagem, fazer tutoriais gastronômicos ou se dedicar à comédia nas redes sociais pode dar uma reviravolta inesperada na vida de qualquer criador de conteúdo que, rapidamente, pode se tornar referência para milhares de pessoas.

Em 2021, 56% dos brasileiros navegaram no YouTube para se sentirem mais conectados com os outros, de acordo com o Youtube Culture & Trends Report realizado pela plataforma. Sem dúvida, a creator economy está ganhando popularidade, embora seja difícil encontrar a fórmula certa para ter sucesso na geração de conteúdo de vídeo. Por isso, a especialista Paula Haefeli, marketing manager da startup global Jellysmack para a América Latina, compartilha 5 princípios fundamentais para potencializar  conteúdos de vídeo e obter excelentes resultados.

Definir o propósito – Determine o que você vai comunicar, bem como a plataforma adequada para desenvolver sua estratégia de conteúdo. Aqui é importante direcionar esforços para os temas que mais lhe interessam, imprimindo seu estilo e personalidade para tornar os conteúdos únicos. O poder do storytelling está na paixão e na estrutura para contar uma história.

Ser constante – Quem se destacou no mundo digital sabe que disciplina é essencial para alcançar o sucesso. Procure se manter informado com o que está acontecendo em seu ambiente, e passe tempo gerando conteúdo, pois só assim você conseguirá identificar o que é mais atrativo para seu público nas redes sociais. Isso não garante grandes resultados a princípio, mas pode ajudar a encontrar seu estilo no curto prazo.

Buscar tendências – Ter um guia de temporalidades em mãos pode impulsionar as suas redes sociais, já que você entrará automaticamente na conversa. Se você gosta de futebol, por exemplo, agora que se aproxima a Copa do Mundo, existe uma grande oportunidade de criar conteúdo de valor. Além disso, se você tornar o material relevante, não só aumentará o engajamento com sua comunidade, mas também obterá visibilidade.

Escolher as ferramentas – Você deve ter um kit básico de ferramentas para que sua criatividade não seja limitada pela qualidade do conteúdo. Uma câmera de vídeo , um tripé, um aro de luz e um microfone são necessários para realizar suas atividades como criador de conteúdo. Também é importante instalar um programa básico de edição em seu computador ou dominar aplicativos de edição de vídeos nos telefones celulares, para otimizar a sequência da história, além de capturar sua essência.

Optar por uma narrativa transmídia – É possível contar sua história em vários canais; no entanto, será necessário adaptá-la aos diferentes formatos disponíveis. Independentemente do tema, garanta que o conteúdo crie um forte vínculo emocional com seu público, e seja adaptável para todas as mídias digitais – Instagram, Facebook, YouTube, TikTok – com o objetivo de gerar uma experiência de entretenimento unificada em todas as plataformas e encontrar novas audiências.

Diante dessa necessidade, a Jellysmack fornece a tecnologia, os dados e a infraestrutura que os criadores de conteúdo precisam para tornar um material relevante em todas as plataformas de redes sociais, adaptando-o para ser distribuído adequadamente em diferentes canais digitais.

O que não fazer

Também é necessário considerar alguns aspectos que não agregam valor em termos de geração de conteúdo nas redes sociais.  Justamente, um dos erros mais comuns é postar o mesmo conteúdo em todas as plataformas. Hoje em dia, é importante adaptar formatos para cada rede social, pois cada uma possui características e algoritmos diferentes, motivo pelo qual é preciso entender o comportamento dos públicos de cada plataforma para direcionar o conteúdo.

As reivindicações de direitos musicais no YouTube também representam um problema real, por isso, é aconselhável escolher faixas que você possa usar gratuitamente em seus vídeos, pois uma reclamação por questões legais impedirá a monetização do material. Imprima seu estilo com originalidade, e não recorra ao uso de vídeos de outros canais, uma vez que o proprietário pode solicitar a remoção do conteúdo por violação de direitos autorais.

“O criador de conteúdo precisa estabelecer o objetivo estratégico de sua história, ou seja, definir qual direção seu conteúdo vai levar para engajar e estreitar a relação com seu público. E ao longo do caminho, deve levar em conta uma série de elementos para aprimorar seus materiais ou aspectos que podem parecer insignificantes, mas que podem criar empecilhos. Com isso em vista, nossa missão na Jellysmack é acompanhá-los para fortalecer seu conteúdo com tecnologia, identificando as necessidades e impulsionando o crescimento da audiência social, desbloqueando novas fontes de renda e aumentando a monetização por meio da otimização, edição e distribuição de conteúdo de vídeo no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube”, comenta Paula.

Sobre a Jellysmack

Co-fundada em 2016 por Michael Philippe, Robin Sabban e Swann Maizil, Jellysmack detecta e desenvolve os criadores de vídeo mais talentosos do mundo por meio da tecnologia. Seus dados de vídeo proprietários e ferramentas de otimização impulsionam o crescimento do público social, desbloqueando novos fluxos de receita e aumentando a monetização. Atualmente, a empresa trabalha com centenas dos maiores criadores de conteúdo, incluindo Brad Mondo, Bailey Sarian, Claudipia, Luisito Comunica, Patrick Starrr, Derek Deso, Karina Garcia e PewDiePie. Jellysmack otimiza, opera e distribui conteúdo de vídeo feito por criadores no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube. A estratégia da empresa se baseia em seu sucesso em dimensionar seus próprios canais de conteúdo original em beleza (“Beauty Studio”), futebol (“Oh My Goal”), jogos (“Gamology”) e muito mais. O conteúdo gerenciado pelo Jellysmack possui 10 bilhões de visualizações mensais de vídeo em todo o mundo e um alcance multiplataforma de 125 milhões de usuários únicos. Recentemente, a Jellysmack foi nomeada como a companhia mais inovadora na categoria de vídeo da lista anual The World’s Most Innovative Companies, realizada pela Fast Company.

POR: another.co

Related Posts

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.