Campeonato anual de salva-vidas será realizado no Wet´n Wild

por Luciana Biano

Evento oferece oportunidade para difusão de boas práticas de segurança

Terça feira, dia 21 de maio de 2024, o Wet´n Wild estará fechado para o público; pois será palco para a 24ª edição da competição anual de salva-vidas que atuam em diversos parques aquáticos.

Profissionais que passam por treinamentos rigorosos e devem possuir certificações específicas para garantir a segurança dos visitantes, disputarão suas competências no monitoramento das piscinas, toboáguas e outras atrações aquáticas, agindo rapidamente em caso de emergências.

Suas habilidades incluem técnicas de resgate aquático, primeiros socorros e RCP (ressuscitação cardiopulmonar), preparo físico e capacidade de resposta em situações de emergência.

Maycon Alves da Silva, salva-vidas profissional do quadro de colaboradores do parque aquático Wet’n Wind, foi agraciado com o cobiçado prêmio Golden Guard, em fevereiro do ano passado. Distinção é concedida pela Jeff Ellis & Associates Inc., empresa internacional de consultoria em segurança aquática e gerenciamento de riscos em piscinas. Entidade avalia, com critérios rigorosos, os procedimentos de salva-vidas ao redor de todo o mundo.

Segurança e certificação

Para o Wet´n Wild, a segurança dos visitantes está acima de tudo. As piscinas e escorregadores têm a presença de salva-vidas e operadores de atração. “Todos os salva-vidas do Wet´n Wild são certificados pela empresa americana Jeff Ellis, a maior do mundo na área de resgate aquático. São mais de 750 locais em 29 países, atuando em parques aquáticos, resorts, clubes e hotéis”, salienta o gerente de operações Tarsis Conti Brusetti do Parque Aquático.

Os salva-vidas passam por treinamento e são certificados. O certificado é válido por 1 ano e após esse período, ele sofre uma reciclagem, passando pelo processo completo de aprovação novamente. Utilizam a boia de resgate (BUI – tubo de resgate) e são treinados para utilizar as mais diversas técnicas na água. São habilitados para a situação de reanimação cardiopulmonar (RCP).

Regra de proteção 10/20

A equipe de salva-vidas passa por avaliações de checagem semanal dos procedimentos, por meio de simulações de resgates. Além das avaliações, há treinamento diário antes da abertura do parque. Todos trabalham com a regra de proteção 10/20. Em 10 segundos, eles escaneiam a piscina e tem até 20 segundos para chegar à possível vítima.

Em mais de 25 anos de operação do parque, não houve qualquer situação de vítima fatal. Anualmente, há três auditorias externas. “Na última, realizada em fevereiro, um de nossos salva-vidas, Maycon Alves da Silva foi avaliado como Golden Guard (salva-vidas de Ouro). Esse título é outorgado a cerca de 1% de todos os salva-vidas avaliados pela Ellis & Associates”, diz o gerente de operações Tarsis Conti Brusetti. 

Serviço

Website: https://www.wetshop.com.br/.

Facebook: Wet´n Wild – São Paulo

Instagram: @wetnwildsp

TikTok: @wetnwildsp

Sobre o Wet’n Wild

São 25 anos de história, alegria e diversão. Um dos maiores parques aquáticos do Brasil, o Wet’n Wild foi inaugurado no dia 10 de outubro de 1998, às margens da Rodovia dos Bandeirantes, no Km 72. O empreendimento está localizado a apenas 40 minutos de São Paulo e a 15 minutos de Campinas, com uma belíssima área total de 160 mil m2; lago natural; mata nativa e capacidade para receber 12 mil pessoas por dia.

Conta com 9 milhões de litros de água tratada e reciclada. Oferece mais de 25 atrações para todas as idades e infraestrutura completa – lanchonetes, banheiros, vestiários, fraldário, área de descanso e estacionamento. Tudo isso para que os visitantes possam mergulhar na alegria e viver uma experiência incrível e inesquecível.

Related Posts

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.