CPFL Piratininga orienta clientes sobre o que é Fato e o que é Fake na rotina da distribuidora

por Luciana Biano

São detalhes que diferenciam os atendimentos e serviços da empresa de abordagens fraudulentas; dicas reforçam a segurança em caso de dúvida

Na era da comunicação em tempo real, as informações se propagam com facilidade, com alcance imensurável em segundos. Foi assim que as chamadas “fake news” encontraram um terreno fértil para crescer tanto nos últimos anos. A incerteza sobre o que é confiável ou não abriu vulnerabilidades no cotidiano de pessoas de diferentes idades, principalmente na faixa entre 36 e 50 anos, de acordo com a Serasa. Pesquisa online da instituição aponta que, só este ano, ocorreram cerca de 7 milhões de tentativas de fraudes de identidade no Brasil. São mais de 10 tentativas de fraudes por minuto. Crimes que, conforme uma das dicas da Serasa, podem começar a ser combatidos quando se dá preferência às informações de fontes oficiais.

Uma prática que tem se intensificado nos últimos tempos é a criação de sites falsos para pagamento de contas, que emitem boletos ou chaves/QR Codes para PIX. Esse tipo de página utiliza um sistema fraudulento para gerar códigos de pagamento que, na verdade, beneficiam os golpistas e não a distribuidora de energia. Uma dica importante para não ser vítima de golpes desse gênero é ficar sempre atento para quem o pagamento está sendo enviado e se o nome e o CNPJ da empresa que irá receber o pagamento correspondem aos dados oficiais da própria concessionária, que podem ser encontrados na conta de energia. No caso da CPFL Piratininga, é importante checar se o CNPJ identificado no documento é o 04.172.213/0001-51.

“Pequenos detalhes fazem muita diferença quando a questão é segurança. Queremos que nossos clientes tenham informações claras e objetivas, para que possam identificar abordagens fraudulentas”, explica Rafael Lazzaretti, diretor comercial da CPFL Energia. Atenta à segurança de seus clientes, a CPFL Piratininga orienta sobre situações suspeitas, esclarecendo, em primeiro lugar, o que é Fato ou Fake na rotina da distribuidora.

Mais informações podem ser acessadas na seção Fato ou Fake, disponível no site: www.cpfl.com.br/fato-ou-fake .

A distribuidora também elenca algumas dicas simples, que podem garantir a segurança em situações duvidosas:

  • Mesmo que funcionários ou prestadores de serviço, devidamente identificados, apresentem a Ordem de Serviço, se o cliente ainda estiver inseguro, não deve permitir o acesso ao medidor e nem apresentar qualquer documento. Ele deve entrar em contato com a distribuidora pelos canais de atendimento: site www.cpfl.com.br , aplicativo CPFL Energia, call center 0800 010 2570 (ligação gratuita), para comunicar a abordagem e verificar se o serviço foi realmente agendado, informando o número da Ordem de Serviço.
  • Caso não seja possível realizar a confirmação no momento, a CPFL Piratininga orienta o cliente a não permitir a execução do serviço, não assinar e tampouco entregar qualquer documento à equipe.
  • Se os canais de atendimento informarem não existir tal Ordem de Serviço para o endereço daquela unidade consumidora e o cliente identificar, portanto, que se trata de golpe praticado por terceiros, a recomendação é fazer imediatamente o registro do boletim de ocorrência policial.
  • Sempre que for emitir segunda via de conta, o cliente deve fazer o processo pelo site www.cpfl.com.br , aplicativo CPFL Energia, demais canais de atendimento digital ou diretamente nas agências de atendimento da distribuidora. Em sites de busca, como o Google, o link correto é o https://www.cpfl.com.br/segunda-via-de-conta .
  • Se o cliente receber a ligação de alguém, identificando-se como funcionário da CPFL, pode pedir que informe os dados cadastrais, já que é o titular da conta de luz, e os referentes à sua unidade consumidora, para confirmar a veracidade da ligação. Caso o suposto funcionário diga que não tem acesso ao sistema da distribuidora, o cliente deve desligar imediatamente.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia atua no setor elétrico nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. O Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês. Em 2022 a companhia completou 110 anos mostrando que está pronta para os desafios do futuro.

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração, é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

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