Educacional lança Tivy, conjunto de soluções de robótica para escolas públicas

por Luciana Biano

Composto por peças de montagem e itens de eletrônica, conjunto é economicamente viável e pedagogicamente indicado para alunos dos anos iniciais criarem, construírem e desenvolverem habilidades em STEAM

 Secretarias municipais e estaduais de Educação preocupadas em acelerar a inclusão da robótica na grade curricular e promover um ensino criativo, colaborativo, interdisciplinar e que prepare seus alunos para a solução de problemas e para o mercado de trabalho, já têm uma alternativa: o Tivy, conjunto de soluções para robótica que acaba de ser lançado pelo Educacional, ecossistema de tecnologia e educação que conecta alunos, professores, pais e escolas às melhores soluções de maneira flexível e inteligente.

Ensinar programação hoje é fundamental para o sucesso profissional das novas gerações, que cada vez são mais exigidas em termos de habilidades como criatividade, autonomia, raciocínio lógico e capacidade de resolver problemas. Educadores e gestores da educação pública sabem disso, mas até agora esbarravam nos custos de ferramentas de robótica, material pedagógico e capacitação de professores. Isso foi o que nos motivou a criar o Tivy”, diz Jonatan Alan da Silva, especialista do Educacional, área de negócios da Positivo Tecnologia, única empresa brasileira que desde 1994 produz, organiza e distribui tecnologias para apoiar a educação de forma ininterrupta. Segundo Silva, o Tivy inclui tudo o que as escolas precisam para implantar o ensino da robótica de forma mais ampla no currículo escolar e por preços mais baixos do que outras soluções disponíveis no mercado brasileiro.

Solução completa para alunos de 6 a 10 anos (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), o Tivy vem com um kit de 500 peças montáveis, itens de eletrônica e material pedagógico. Com as peças, os alunos podem construir e desenvolver habilidades relacionadas ao STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). São placas de base, rodas, polias, pneus de borracha, vigas, engrenagens, parafusos e outros itens necessários para começar a transformar ideias em projetos. As polias permitem, por exemplo, construir relações de movimento, enquanto com as rodas de diversos tamanhos, cada aluno pode criar um experimento diferente e explorar os conceitos do STEAM. 

Além das peças montáveis do kit ATTO, criado pela Dual System, compõem o conjunto de robótica Tivy um BBC micro:bit v.2, uma placa de expansão com bateria recarregável de alta potência, ideal para o ambiente escolar, dois LEDs de cores diferentes, dois motores contínuos, dois servo motores, três sensores infravermelho e um bloco controlador que permite construir e testar projetos rapidamente. “O kit foi estruturado para permitir uma experiência de programação intuitiva e de fácil conexão”, explica o especialista. O BBC micro:bit, por exemplo, foi desenvolvido na Inglaterra especificamente para ensinar o pensamento computacional e programação. Trata-se de uma placa programável com sensores e atuadores integrados, além de um ambiente de programação de código aberto também específico – o MakeCode – criado pela Microsoft para que os alunos aprendam programação através dos blocos e usem ao máximo o micro:bit, explorando e testando cada possibilidade. “Todos os componentes eletrônicos do kit são compatíveis mecanicamente com as peças estruturais ATTO e programáveis pelo micro:bit, ou seja, os alunos fazem os motores e LEDs funcionarem, aprendendo lógica de programação e resolvendo situações-problema”, reforça Silva.

A solução lançada pelo Educacional ainda ajuda as escolas públicas a vencerem outros obstáculos para a implantação da robótica na grade curricular, oferecendo material pedagógico e formação de professores. “O professor é a semente do projeto. Ele precisa ser nutrido, abastecido e ficar confiante para utilizar o Tivy em sala de aula”, acredita o especialista do Educacional. Assim, além das 500 peças de montar e dos componentes eletrônicos, o Tivy vem com um conjunto de livros para o aluno e outro para o professor, ambos focados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os livros do aluno estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresentam proposições de resolução de situações-problema e manual de montagem. Já os livros do professor, entregam um plano de aula estruturado e consolidado, com todas as orientações para facilitar as atividades de robótica, contextualização indicada, atividades e respostas sugeridas, além de propostas de situação-problema que podem ser adaptadas à realidade de cada escola.

O Tivy já está à disposição de prefeituras e secretarias de Educação municipais e estaduais de todo o país, que podem contar com a equipe de especialistas do Educacional para personalizar o conjunto de robótica de acordo com as necessidades de cada instituição ou cidade.

Mais informações sobre o Tivy podem ser obtidas no site Educacional – O maior Ecossistema de educação e tecnologia do mundo.

Sobre o Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação – reúne soluções de apoio à aprendizagem em modelo disruptivo de negócio, com soluções como suítes pedagógicas e de hardware voltadas para aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e STEAM (acrônimo em inglês para Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Área de negócios dedicada à educação da Positivo Tecnologia S.A., conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em ecossistema único. Veja mais no site do Educacional

POR: DRONE Comunicação

Related Posts

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.