Estande da Abragames na gamescom latam destaca a indústria brasileira de games e expõe 19 jogos nacionais

por Luciana Biano

Associação ocupará uma ampla área no evento para o público final conhecer grandes lançamentos de estúdios nacionais

Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) terá um amplo estande e dará muito destaque à indústria nacional de jogos eletrônicos durante a gamescom latam, evento que acontece de 26 a 30 de junho, no São Paulo Expo, em São Paulo. No espaço, 19 jogos de estúdios brasileiros associados à Abragames estarão disponíveis para experimentação do público, que também poderá conhecer mais sobre o trabalho realizado pela associação para promover a produção nacional e gerar novos negócios.

Além do estande, a Abragames será a responsável pela curadoria de mais de 40 horas de conteúdo ao vivo no evento, incluindo palestras e painéis sobre temas variados. A programação contará com a participação de dezenas de convidados brasileiros e estrangeiros convidados pelo Brazil Games – projeto Setorial de Exportação da Abragames em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos).

“Estamos muito empolgados para participar da gamescom latam e levar tantas atrações e oportunidades aos consumidores finais e membros da indústria. Será uma oportunidade única de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos estúdios do Brasil e levantar debates fundamentais para o crescimento do setor”, ressalta Rodrigo Terra, presidente da Abragames. “A troca de experiências em eventos como esse é fundamental para o crescimento da indústria com um todo, seja pelas possibilidades comerciais ou pela exposição massificada dos produtos nacionais frente ao grande público”, destaca.

Games nacionais para o público conhecer e jogar

Os jogos nacionais que estarão expostos no estande da Abragames são:

Nested Lands, do estúdio 1M Bits Horde; Cosplay Club, da Behold Studios; Wedgetail, da CYS LTDA; Untitled Mosquito Game (ou Foodboy ou Holy Hunt ou Project Dark), da Flux Games & Short N Sweet; Kaardik, da GG Studio; Changer Seven, da Gixer Entertainment; BlackThorne Keep e Cube Rage, da Limiar Studios; Horla, da Mr. Dev Studio; Delic, da Nuncnox Game Developer Ltda; Lemon, da Pepita Master; Playtogether Truth and Tales – Learning Story Books for Kids, da Plot Kids; Starlit 2, da Rockhead Studios; Relic Hunters Legend, da Rogue Snail; Heart Dungeon, da Sanplus; Bilhetes e Boatos, da Soft Shell Games (Soft Internet e Promoções); Kakele Online MMORPG, da ViVa Games, além da participação dos estúdios RoundTable Studio e Tempo Filmes.

Conteúdos ao vivo e convidados internacionais

Durante os cinco dias de evento, a Abragames marca forte presença na área de negócios da gamescom latam com mais de 40 horas de conteúdo ao vivo, entre palestras, painéis e mesas-redondas com grandes players do mercado. A vasta agenda irá contar com a participação de publishers, investidores e aceleradoras internacionais, além de explorar temas importantes para a indústria, como o impacto da Inteligência Artificial no desenvolvimento de jogos; Os desafios e oportunidades para o setor e as contribuições das novas tecnologias de IA generativa para os profissionais de arte, roteiro, áudio e produção; A visão da indústria sobre direitos autorais e a acessibilidade, também estarão na pauta. A programação será dividida em cinco palcos espalhados pelo evento, e a própria Abragames comandará painéis sobre a indústria nacional, liderados por Rodrigo Terra, presidente da Associação e CTE da ARVORE; Carolina Caravana, vice-presidente da Associação e produtora da AIYRA, e Eliana Russi, diretora da Abragames e do projeto Brazil Games.

Alinhamento Estratégico da Indústria de Games e estudo inédito da Nordicity

Um dia antes do evento abrir ao grande público, em 26 de junho, convidados e membros da indústria poderão participar do “Alinhamento Estratégico da Indústria de Games”, momento organizado pela Abragames para reunir representantes de governos federal, estaduais e municipais a fim de discutir políticas públicas para o setor de games. Estão confirmados nomes como o Governador em Exercício do Estado de São Paulo, Felicio RamuthMarília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; Joelma Gonzaga, Secretária do Audiovisual do MinC; Senadora Leila do VôleiMarcelo Freixo, Presidente da Embratur, entre outros representantes de entidades governamentais.

Nesse encontro privado, a consultoria internacional Nordicity, a convite da Abragames, também fará uma apresentação sobre a percepção internacional dos possíveis impactos do Marco Legal dos Games à indústria brasileira. Por fim, no mesmo dia acontecerá o ’20 Minutes With’, ação em que publishers sobem ao palco B2B para explicar como fazer negócios com as empresas.

Primeira edição da gamescom latam

A gamescom latam é a versão latino-americana do maior evento global de games e será realizada pela primeira vez esse ano. O evento é fruto de uma parceria entre Koelnmesse, organizadora da feira em Colônia/ALE e Singapura/SIN; pela game (Germain Games Industry Association), a associação alemã da indústria de games; pelo BIG Festival, o maior festival de games da América Latina, e pela Omelete Company, empresa líder no segmento de cultura pop no Brasil.

A programação completa do evento e das palestras com curadoria da Abragames na gamescom latam 2024 está disponível no site do evento.

Sobre a Abragames

Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o Brazil Games

O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.

Related Posts

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.