Game de aventura, terror e mistério, ‘The Art of Fear’ reproduz obras de feras da arte urbana no Fortnite

por Luciana Biano

Desenvolvido pela Dojo Maps e pela Salve Games, o jogo é uma continuação do sucesso The Sound Of Fear, que teve quase 2 milhões de plays

Um game de investigação e mistério dentro de uma galeria de arte sombria, no qual você pode visitar obras reais de artistas urbanos renomados de São Paulo e Rio de Janeiro. Este é “The Art of Fear”, uma parceria entre as desenvolvedoras Dojo Maps Salve Games, que tem seu evento de lançamento oficial nos dias 12 e  13 de outubro, das 10h às 18h, na Galeria Ziv, na Vila Madalena, o evento ocorre em paralelo a BGS 2024. Na ocasião, os visitantes poderão testar o game.

O game poderá ser conferido no Fortnite a partir do dia 4 de outubro e é uma continuação do sucesso “The Sound of Fear”, que foi lançado pela Dojo Maps em abril e já conta com quase 2 milhões de plays. Para jogá-lo gratuitamente na plataforma, basta procurar pelo nome do jogo ou pela DojoMaps.

“The Art of Fear” tem como ponto central uma enigmática caixa de música exposta em uma galeria de arte que dispara uma série de eventos estranhos, culminando com o desaparecimento de uma grafiteira, que pintava um de seus quadros. Os jogadores são desafiados a investigar o sumiço da artista, enquanto tentam escapar da maldição de uma boneca misteriosa que assombra o espaço.

O cenário do jogo destaca a vibrante arte urbana de São Paulo e Rio de Janeiro, com obras icônicas de artistas do calibre de Binho Ribeiro, Marcelo Ment, Crica, Dino, Diogo Snow, Load, Milenna, Alga, Ned Weda. E, durante a gameplay, os jogadores poderão visitar essas inúmeras obras, vivenciando uma jornada totalmente imersiva. 

Os grandes homenageados no jogo são os artistas Binho e Ment, que protagonizam a exposição dentro da galeria onde se passa a história. Os trabalhos dos demais artistas também integram o cenário do jogo, podendo ser visitados e apreciados nas áreas externas da galeria.

Mais do que um game de aventura, “The Art of Fear” é uma verdadeira homenagem ao graffiti e à cultura urbana. “Levar os artistas que pintam na rua para o mundo dos games é uma maneira de eternizar a arte urbana e construir nossa cultura no metaverso”, empolga-se o artista Binho Ribeiro.

A trilha sonora do game, como não poderia ser diferente, explora o universo e os beats do Hip Hop. “Sempre sonhei em fazer um jogo que envolvesse o Hip Hop” explica Ninjah, desenvolvedor do jogo, que iniciou sua trajetória profissional como dj de artistas no Rio de Janeiro.

Como o jogo se passa dentro de uma galeria de arte, a Ziv foi o lugar ideal para dar vida a esse cenário, trazendo mais autenticidade ao projeto. “Dar espaço para arte urbana e levar isso para mundo Geek, que já é o nosso universo, foi uma parceria natural”, fala Helder Kanamaru, diretor da galeria. 

Para acompanhar o desenvolvimento do game siga @salve.games@dojomaps@zivgallery@binho3m e @marceloment

Sobre Salve Games

Liderada por Alexandre De Maio, a Salve Games é uma empresa de jogos focada em causas sociais e inclusão, inspirada pela cultura periférica e Hip Hop. Com projetos como Sonho Trapstar e Zumbi dos Palmares, destaque na Forbes e Folha, a desenvolvedora também foi convidada para apresentar seus jogos no palco principal da GamesCom Latam.

Sobre Dojo Maps

A Dojo Maps é uma desenvolvedora de jogos imersivos para a comunidade de Fortnite, conectando marcas ao público gamer. Com mais de 20 milhões de plays e 12 milhões de usuários impactados, seus jogos abordam os mais diversos temas, como aventura, suspense e mini games de lógica e ação. Criadora do sucesso de terror The Sound Of Fear, a Dojo foi destaque na Gamescom Latam 2024 e na Mostra de Games do 52º Festival de Cinema de Gramado.

Sobre Ziv

Mais que uma galeria, a Ziv é uma curadoria artística e um laboratório de experiências culturais, combinando artistas, ambientes e cultura para dar vida às ideias mais criativas. Contam com espaços exclusivos em localizações diferenciadas para proporcionar experiências inesquecíveis, além de cocriar ações e eventos criativos, da conceitualização à execução.

Sobre Binho Ribeiro

Binho Ribeiro é um dos pioneiros da street art no Brasil, influenciado pela cena de Hip Hop, skate e break dos guetos de Nova York nos anos 80. Junto com amigos da cena paulistana, começou a deixar sua marca não apenas no Brasil, mas também pela América do Sul. Seu estilo evoluiu tecnicamente e profissionalmente, levando suas obras das ruas para galerias ao redor do mundo, como Tóquio, Los Angeles, Nova York, Paris e muitos outros lugares. 

Criou uma produtora cultural para promover a arte urbana no país e realizou projetos com empresas como Johnnie Walker, P&G, Ford, e Nestlé. Binho também é curador da Bienal Internacional de Graffiti e da revista “graffiti”, que por 10 anos destacou artistas nacionais e internacionais.

Sobre Ment

Marcelo Ment é um importante artista de arte urbana do Rio de Janeiro, conhecido por suas cores vibrantes e representações femininas. Criado na Zona Norte, ele faz parte da primeira geração de grafiteiros cariocas, com 25 anos de carreira. Suas obras estão espalhadas por muros e murais no Rio e também em cidades como Paris, Nova York e Buenos Aires.

Ment é destaque internacional, presente em livros como “The Book of Tags” e “Street Fonts”, além de ser o único brasilerio integrante do renomado coletivo global “StickUpKidsCrew”. Em 2024, realizou sua primeira exposição individual, no Museu da República – RJ, com recorde de público.

Sobre Crica

Nascida em 1983, em São Paulo, Crica é grafiteira, ilustradora e designer. Formada em Design de Interfaces Digitais, a artista já participou de projetos culturais junto a coletivos, parceiros e marcas como Nike, Posca, PixelShow e Empoderadas do Samba. Além disso, produziu trabalhos para eventos nacionais e internacionais, como Bienal do Livro, SPFW, Street of Styles, Meeting of Styles Brasil: Bahia de Todas as Cores, Semana de Hip-Hop e Recifusion.

Crica é fundadora do Graffiti Mulher Cultura de Rua e foi uma das participantes do Projeto Curadoria, uma série de entrevistas sobre mulheres criativas ao redor do mundo. Atualmente, integra a rede Efêmmera e, recentemente, pintou um prédio para o MAR – Museu de arte de rua de São Paulo.

Serviço

Lançamento do game The Art of Fear

Quando: 12 e 13 de outubro, das 10h às 18h

Quanto: entrada gratuita

Onde: Galeria Ziv –  Rua Gonçalo Afonso, 119 – Pinheiros (Beco do Batman)

Disponível no Fortnite: 4 de outubro (procurar por The Art of Fear ou DojoMaps)

Ficha Técnica

The Art of Fear

Desenvolvimento: Dojo Maps e Salve Games

Plataforma: Fortnite

Gênero: Aventura, Terror e Mistério

Related Posts

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.