gamescom latam reúne líderes e desenvolvedores para discutir o futuro dos jogos nesta quinta-feira 

por Luciana Biano

Evento contou com a presença de Nyvi Estephan, Dom Peppiatt e Érika Caramello em diferentes palcos 

No final desta quinta-feira, a gamescom latam dedicou-se às principais tendências dos videogames para 2024. No da gamescom latam palco journey, o painel destacou otimismo para o próximo ano, apesar das recentes demissões no setor de desenvolvimento de jogos. Sob a moderação de Damien Sarrazin, da HomeRun PR, e com a participação de Dom Peppiatt, da VG247; Eleni Thomas, da Dexerto; e Joshua, da Game Rant, o debate explorou as transformações no universo dos games. Discutiram-se adaptações estratégicas das empresas e profissionais, além das inovações e tendências esperadas para o restante do ano.

Peppiatt alertou para os altos custos no setor, afirmando: “À medida que a saúde dessa indústria se deteriora, todos perdem”. Eleni Thomas sublinhou a importância de adotar práticas mais sustentáveis: “Não devemos concentrar-nos apenas no lucro financeiro, é uma questão de ética”. Joshua, da Game Rant, concluiu destacando: “É crucial não subestimar o impacto dos videogames e lembrar que os desenvolvedores estão constantemente competindo pela atenção dos jogadores nesse mercado dinâmico”.
 

Já no gamescom latam palco quest, Carolina Caravana, da Abragames, mediou uma discussão com representantes de seis países latino-americanos sobre os desafios do desenvolvimento de jogos. Daniel Sanchez (Colômbia), Florencia Fole (Argentina), Gabriel Serrano (Costa Rica), Juan de Urraza (Paraguai), Sven von Brand (Chile) e Juan Bravo (Equador) compartilharam suas experiências.
 

Gabriel Serrano destacou que o maior desafio da Costa Rica é o financiamento da iniciativa privada: “Com os fundos financeiros limitados, as pequenas empresas acabam desistindo do desenvolvimento e dos jogos no meio do caminho”. Juan de Urraza (Paraguai) reforçou que os países latino-americanos menores enfrentam mais dificuldades na captação de investimentos, pois a indústria de games não é tão bem recebida quanto no Brasil. Florencia Fole relembrou: “Nosso objetivo é promover o empreendedorismo e dar suporte aos novos desenvolvedores”. O grupo foi aplaudido pela plateia engajada e agradeceu a oportunidade de discutir o tema na gamescom latam.
 

O evento também apresentou os finalistas concorrendo ao prêmio de melhor jogo brasileiro pelo gamescom latam BIG festival 2024, que será decidido nesta sexta-feira, 28/06. Em duas rodadas, os palestrantes compartilharam vídeos de gameplay e detalharam personagens, histórias, ferramentas, mecânicas e disponibilidade em plataformas. Na primeira rodada, participaram do bate papo: Ayrton Brandão, criador do jogo Zet Zillions; Felipe Bertozzo, criador do The Posthumous Investigation; Jeferson Silva, do Nullptr; Jonathan da Silva, do Pocket Bravery; e Marcelo Vieira, criador do portal do The Gaming Era. Na segunda rodada, estiveram presentes Bruno de Carvalho, criador do jogo Bem-Feito; Rafael Melo, criador do 9 King; Valnei da Costa, do Haunted House; e Victor Paiva, do Astro Pig.
 

Na sequência, o palco gamescom latam palco journey recebeu os professores universitários Érika Caramello, da Dyxel e Gilson Schwartz, da Games for Change Latin America. Eles exploraram os melhores caminhos para iniciar e sustentar uma carreira na área de games, enfatizando a revolução do mercado através da inovação, da promoção da diversidade e da união dos desenvolvedores de jogos.
 

Entre as dicas compartilhadas, os professores destacaram a importância de uma formação que vai além do ambiente acadêmico, incluindo cursos gratuitos oferecidos por instituições públicas de ensino superior. Eles enfatizaram a necessidade de construir um sólido portfólio, desenvolver e expandir uma rede de contatos na indústria de jogos, e a importância crucial de inovar através da criação de jogos com temáticas políticas e de responsabilidade social.
 

Gilson Schwartz ressaltou: “Precisamos de jogos que abordem movimentos sociais, proteção social, saúde pública, bem-estar social e ambiental. É possível criar jogos que ajudem a lidar com questões sérias como ansiedade, de maneiras criativas.”
 

Coop com Nyvi  
 

No gamescom latam palco quest, a apresentadora Nyvi Estephan proporcionou um momento único e cativante para os fãs. Ao lado de Mariana Ayrez, ela criou um ambiente imersivo e empolgante, iniciando uma sessão de jogo ao vivo. Enquanto a moderadora conduzia a entrevista, o outro moderador captava perguntas diretamente do chat ativo do YouTube e da Twitch, garantindo uma conexão direta e instantânea com a comunidade online. Além disso, o público presente na plateia teve a oportunidade de interagir com o painel, tornando a experiência ainda mais dinâmica.
 

Por trás das streams: o negócio por trás das lives 
 

Para finalizar o dia, a talent manager Samara Fornarolli mediou um painel no gamescom latam palco journey com Alessandro Ferreira, Dino, e Martin Kothe, conhecido como Espion. Eles discutiram os pontos essenciais de transformar lives em negócios. Os especialistas explicaram como trabalhar com influenciadores e fortalecer marcas, gerando engajamento para atingir o público-alvo. Eles destacaram a importância de tratar as redes sociais como portfólios e vitrines, o que expõe melhor a marca e gera melhores resultados.

Para quem deseja se dedicar a essa área, é crucial entender que os gostos do público podem mudar rapidamente. Manter-se atualizado, adaptar-se e criar novos conteúdos são os segredos para ampliar a rede de seguidores e atrair marcas.  

A gamescom latam, que acontece até domingo (30), vai trazer o melhor e mais atual conteúdo do universo dos games, com uma programação repleta de atrações, palestras, competições e muito mais.
 

Sobre a gamescom latam

A gamescom, o maior evento do mundo de computadores e videogames e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos, chegou também na América Latina. Em 2024, a gamescom latam acontece em São Paulo, Brasil, de 26 a 30 de junho. A gamescom latam BIG Festival, maior festival de games da América Latina, acontecerá no evento. O evento é organizado em conjunto pela Koelnmesse, Omelete Company, BIG Festival e licenciado pela game.

Sobre a game – Associação Alemã da Indústria de Jogos

Somos a associação da indústria alemã de jogos. Nossos membros representam todo o ecossistema de videogames, desde estúdios de desenvolvimento e editores até organizadores de eventos esportivos, instituições educacionais e outras entidades relacionadas. Somos coorganizadores da gamescom, o maior evento de jogos de computador e videogames do mundo. Somos acionistas do Órgão de Autorregulação de Software de Entretenimento (USK), da Fundação para a Cultura de Jogos Digitais, da fundação de jogadores de esports, da devcom e da sociedade de gestão coletiva VHG, bem como coanfitriões do German Computer Game Awards. Servindo como ponto central de contato para a mídia, bem como para instituições políticas e sociais, oferecemos conhecimento abrangente em áreas que incluem desenvolvimento de mercado, cultura de jogos e alfabetização midiática, e respondemos a quaisquer dúvidas ou preocupações. Juntos estamos fazendo da Alemanha o coração dos jogos em todo o mundo. Com os jogos, enriquecemos a vida de todas as pessoas.

Sobre a Koelnmesse Brasil

A Koelnmesse Brasil é subsidiária da Koelnmesse GmbH, líder internacional na organização de feiras nos segmentos de jogos e entretenimento. Sediada na área de feiras em Colónia, Alemanha, a gamescom é o maior evento mundial de jogos de computador e vídeo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos. A gamescom reúne jogadores apaixonados, visitantes B2B e expositores de todo o mundo com uma abordagem altamente eficaz – pessoalmente no local e digitalmente de qualquer lugar do mundo. Isso faz da gamescom o principal evento de jogos B2C, B2B e B2G. Além do evento em sua sede em Colônia, a Koelnmesse está expandindo estrategicamente seu portfólio internacionalmente: em Cingapura, a gamescom asia fornece uma poderosa plataforma adicional da indústria para o mercado em rápido crescimento de jogos da Ásia-Pacífico, combinando de forma abrangente oferta e demanda.


Sobre a Omelete Company

Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, a Omelete Company utiliza seu site, redes sociais e parceiros para atingir mensalmente mais de 15 milhões de pessoas ávidas por novidades dos mundos do cinema, séries de TV, games, música e histórias em quadrinhos, com textos, vídeos e posts nas redes sociais. Fazem parte da Omelete Company as marcas Omelete, The Enemy, CCXP, Game XP, gamescom latam, Gaules, Baiano e Chippu.

Serviço:
Evento: gamescom latam

Local: São Paulo Expo

Datas: 26, 27,28, 29 e 30

Horários:
Quarta: 14h às 20h

Quinta-Feira: 9h30 às 20h

Sexta-Feira: 9h30 às 20h

Sábado: 11h às 21h

Domingo: 11h às 20h

PRÓXIMOS EVENTOS:

devcom, Cologne, 19-20 de agosto de 2024

gamescom, Cologne, Germany, 21 – 25 de agosto de 2024

gamescom asia, Singapore, 17 – 20 de outubro de 2024

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