Iniciativa de sustentabilidade na Comunidade da Babilônia (RJ) é destaque no programa “Brasil: Mostra a tua Cara”, na TV Cultura, agora exibido aos domingos

por Luciana Biano

Projeto envolve a captação de energia solar e formação de jovens para um Brasil mais sustentável

O projeto Revolusolar, criado pelo empreendedor Adalberto Almeida, foi o destaque do último episódio do programa “Brasil, Mostra a tua Cara”, da TV Cultura, apresentado pelo jornalista Ricardo Viveiros. A iniciativa vem ganhando projeção na Comunidade da Babilônia, na Zona Sul da capital Fluminense, por combinar sustentabilidade, formação de jovens em bairros de vulnerabilidade social e economia para famílias participantes do projeto.

O empreendedor Adalberto tem suas origens no interior da Paraíba e, aos 19 anos, em busca de oportunidades, mudou-se para o Rio de Janeiro. Na capital carioca, trabalhou como faxineiro, mas conseguiu completar um curso técnico em eletricidade no Senai. Trabalhando como eletricista, ele ganhou reconhecimento entre os clientes e residentes do Morro da Babilônia, onde reside. Foi então que dois engenheiros estrangeiros o convidaram para participar de um projeto de energia renovável.

Adalberto ficou encarregado da instalação de painéis solares em residências e estabelecimentos comerciais da Comunidade da Babilônia.

O entrevistado revelou ao programa, agora ao ar aos domingos, 12h15, na TV Cultura, que esse projeto inicialmente resultou na formação da associação Revolusolar. O objetivo da iniciativa é que através de seus sistemas de captação de energia solar, haja redução dos custos de energia para os moradores. Além disso, desenvolver programas de formação profissional para jovens e educação ambiental sustentável para crianças e adolescentes.

Segundo Adalberto o projeto tem a missão de capacitar instaladores e instaladoras nas comunidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. “Nossa preocupação é dar o protagonismo ao morador de cada comunidade”, sintetizou.

O empreendedor se tornou o pioneiro na instalação de placas solares em favelas do Rio de Janeiro, e a usina de energia solar local agora leva seu nome. “São ações como essas que estão ajudando a mudar a cara do Brasil”, concluiu o apresentador Ricardo Viveiros.Assista ao programa na íntegra:

Related Posts

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.