LANÇAMENTOS DA ROCCO NA BIENAL DO LIVRO DE SP 2024

por Luciana Biano

Mensagens de acolhimento. Tramas inspiradoras de cura e superação. Histórias de amor com pano de fundo de fantasia. Durante a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Rocco lança uma série de títulos fascinantes para o público que comparecer ao Distrito Anhembi, entre 6 e 15 de setembro. Começando pelo novo e aguardado livro de Won-pyung Sohn, a autora coreana que mais vendeu no Brasil. Depois do estrondoso sucesso de Amêndoas, romance que virou febre e marcou posição nas principais listas de mais vendidos do país, chega às lojas O impulso, uma narrativa sensível sobre o processo de superação de um homem que se enxerga como um fracassado, em todos os níveis.

Tem também Margaret Atwood, uma das vozes mais potentes da literatura contemporânea, que trafega por obras-primas distópicas consagradas, como O conto da aia, até robustas coleções de ensaios, em que compartilha a sua visão arguta e contundente da nossa realidade. Quem visitar o estande da editora vai encontrar seu mais novo título, que marca a volta da autora mundialmente celebrada ao terreno dos contos, depois de quase um década.

Outra novidade saborosa é o livro de receitas oficial inspirado nos filmes de Harry Potter. Nesta bela edição, recheada de fotografias coloridas, você vai encontrar mais de quarenta receitas — de doces e salgados —, incluindo lanches, refeições, sobremesas e bebidas dignas de um banquete de Hogwarts!

A Rocco também reafirma nesta Bienal o seu investimento em uma nova geração de autores e autoras nacionais com o lançamento de O abismo de Celina, romance instigante da são-gonçalense Ariani Castelo, cuja trama investe no filão editorial do momento: a romantasia, que une sexo com criaturas fantásticas.

Quer mais? Então confira abaixo as principais novidades da Rocco para a Bienal:

O impulso, de Won-pyung Sohn

O novo romance de Won-pyung Sohn é, em muitos aspectos, um espelho e uma extensão de seu primeiro livro, Amêndoas. Se esse era a história de um menino que se sentia perdido no mundo e incapaz de estabelecer qualquer conexão com os outros, O Impulso narra o delicado processo de transformação de um homem que, assolado pelas intempéries da vida, é capaz de recuperar a esperança com a ajuda, muitas vezes aparentemente diminuta, daqueles que o cercam. Afinal, chegar ao fundo do poço é apenas o primeiro passo para sair dele.

Andreas Kim Seonggon é um completo fracasso. Na vida profissional, familiar e financeira. Não importa o quanto se esforce, quantos planos mirabolantes invente, tudo sempre parece levá-lo ao mesmo buraco. Até quando toma a decisão de desistir de viver, é incapaz de se jogar nas águas daquele rio escuro pelo mais irrisório dos motivos: o mergulho parece tão pouco convidativo… Mas, de repente, das profundezas do abismo, Seonggon se torna obcecado por algo aparentemente irrelevante: corrigir sua postura corporal.

O que começa com fotografias presas ao espelho de uma quitinete claustrofóbica — árduos lembretes diários de uma vida negligenciada — logo se torna uma série de pequenos gestos que desencadeiam mudanças transformadoras, não só para a vida de Seonggon, como também para a de muitas outras pessoas. Em meio a altos e baixos, ele vai aprender que o importante é nunca parar de tentar.

Tig & Nell e outros contos, de Margaret Atwood

Tig & Nell e outros contos marca a volta de Margaret Atwood ao terreno dos contos, após uma pausa de quase uma década sem lançar uma coleção dedicada a este gênero narrativo, com histórias mais curtas e que em geral foca em um único conflito. O livro traz 15 histórias, algumas das quais já apareceram no The New Yorker e na revista The New York Times. A obra é dividida em três partes. A primeira e última giram em torno do casal Tig e Nell e perpassam diferentes fases da vida em comum, ao longo de décadas. As sete histórias acompanham o casal tanto em eventos marcantes quanto no cotidiano, abarcando tudo o que conta numa jornada de amor que não termina mesmo depois da morte.

Para a segunda parte, batizada de Minha mãe maligna, Atwood criou sete histórias. Em uma delas, mergulha na relação entre mãe e filha, mostrando como, e por que, muitas pessoas se tornam iguais aos seus pais com o passar do tempo. Em outra, a autora entrevista o fantasma de George Orwell, e tenta explicar ao escritor coisas que vêm ocorrendo hoje no planeta, como cancelamento na internet e a tentativa de golpe nos Estados Unidos, com a invasão do Capitólio, em janeiro de 2021.

Em Tig & Nell e outros contos, Margaret Atwood dá vazão à sua imaginação brilhante e à sua obsessão perene por chegar ao âmago do que nos torna humanos e por encontrar nosso lugar neste mundo nebuloso. Nele a autora fala sobre suas inspirações, medos e como lida com a viuvez.

Harry Potter – O livro de receitas oficial, de Joanna Farrow

Já viram a quantidade de vídeos que circulam no TikTok com a criançada que se aventura na cozinha? Pois então mergulhe neste livro saboroso, que vai abrir ainda mais o apetite de meninos e meninas, adeptos dessa tendência na internet. Inspirado nos oito filmes da saga Harry Pottereste livro mágico de receitas reúne quarenta opções de lanches, refeições, sobremesas e bebidas − um verdadeiro banquete para as crianças interessadas em aprimorar com criatividade seus dotes culinários.

Há opções bem inusitadas na lista, como a sopa do Salgueiro Lutador, que leva gavinhas de abobrinha e repolho, para reproduzir os galhos da árvore-guardiã da escola de bruxaria de Hogwarts. Mas você também pode preparar deliciosos crepes de correio-coruja, deliciar-se com o ensopado gigantesco e farto de Hagrid ou colocar a mão na massa dourada dos blondies de Draco Malfoy. Cada receita traz uma indicação sobre o nível de dificuldade para o seu preparo. Já as opções vegetarianas, veganas e sem glúten aparecem sinalizadas por bandeirinhas coloridas. Além disso, a edição traz oito dicas de segurança para os pequenos que se aventurarem na cozinha sem riscos. 

O sumiço da Mona Lisa, de Nicholas Day, com ilustrações de Brett Helquist 

Em um dia quente de agosto em Paris, pouco mais de um século atrás, um guarda desesperado entra às pressas no escritório do diretor do Louvre e grita: “La Joconde, c’est partie!” 

“A Mona Lisa, ela desapareceu!”

Era uma piada? Ou poderia ser verdade?

Era verdade.

Esta é a louca e improvável história de como a Mona Lisa foi roubada — e de como se tornou a pintura mais famosa do mundo. Ninguém sabia quem estava por trás do roubo. Era uma gangue internacional? Um milionário americano, doido para colocar as mãos em algumas obras de arte? Ou o jovem pintor Pablo Picasso, que estava prestes a revolucionar as artes plásticas?

Viaje para um período extraordinário de mudanças revolucionárias: Paris no início do século XX. Conheça os infames ladrões — e detetives — daquela época. E então volte um pouco mais no tempo e siga Leonardo da Vinci, pintor da Mona Lisa, ao longo de sua deslumbrante e maravilhosamente estranha vida. Descubra o segredo no coração da Mona Lisa — a pintura mais famosa do mundo que nem sequer deveria ter existido.

Escrito no ritmo de um thriller e repleto de tramas sobre crimes e celebridades, genialidade e beleza, O sumiço da Mona Lisa conta uma história real de um jeito explosivo e cheio de reviravoltas, para resolver de uma vez por todas as diversas questões e curiosidades a respeito desse quadro reconhecido por todos, nos quatro cantos do planeta.

O abismo de Celina, de Ariani Castelo

Ao acordar em um lugar escuro, frio e desolado rodeada por outros corpos e sem ideia de como foi parar ali, Celina logo se dá conta de que algo terrível aconteceu. As cicatrizes cobrindo metade do seu corpo e as memórias vagas de um incêndio são as únicas pistas de que não está mais no mundo dos vivos.

Suas suspeitas são confirmadas quando um homem imponente, de olhos negros e sorriso debochado, aparece e comunica a todos que, longe de terem garantido um lugar no Paraíso, eles estão no Abismo, e o único jeito de sair dali é vencendo três desafios.

Afinal, a Morte adora jogos.

No Abismo, entretanto, os medos assumem contornos ainda mais assustadores. Amigos e inimigos se confundem. Criaturas perversas espreitam da escuridão. E, em meio a tudo isso, reina a figura mais cruel e intrigante de todas — a própria Morte. Às vezes brutal, às vezes gentil, tão temível quanto atraente, Odilon é uma ameaça e um mistério… com o qual Celina se vê cada vez mais envolvida.

E se a única maneira de escapar do Abismo for mergulhar na escuridão?

Amor em primeiro plano, de Jessica Joyce

Aos vinte e oito anos, Noelle Shepard está desempregada, desiludida e morando com os pais, depois de perder a avó, sua grande inspiração e melhor amiga. Ao explorar algumas caixas antigas, ela encontra fotos e uma velha carta de amor que sua avó recebeu de um homem chamado Paul (que não é seu avô) e posta um vídeo no TikTok em busca do namorado misterioso. O que ela não esperava, porém, é que Paul fosse o avô de seu ex-arqui-inimigo, o bem-sucedido Theo Spencer.

Noelle se recusa a permitir que os irritantes sucessos profissionais de Theo — e o sorriso sexy e a barriga de tanquinho dele — a impeçam de saber mais sobre o passado da avó. Quando descobre que o plano dos dois de se casarem em segredo foi interrompido, Noelle decide fazer a viagem de lua de mel que eles planejaram, mas nunca colocaram em prática. Só tem um porém: Paul quer ir também… e insiste que Theo se junte a eles.

Será um milagre se eles conseguirem chegar ao final dessa viagem sem que Noelle jogue Theo para fora do carro em movimento — ou da cama que os dois acabam tendo que dividir. Conforme os quilômetros se passam, a tensão entre eles só vai esquentando… até que os segredos de ambos colocam em risco a frágil trégua estabelecida, e toda a esperança de que algo mais aconteça entre eles pode acabar indo por água abaixo.

Neste romance de estreia sexy, divertido e emocionante, Jessica Joyce cria um casal com uma química explosiva, um tocante tributo ao amor entre netos e avós e uma reflexão do que significa ter sucesso no início da vida adulta. Amor em primeiro plano é uma viagem inesquecível, cheia de emoção, paixão e risadas, que vai deixar seu coração quentinho.

Redenção de um cafajeste, de Nàna Páuvoli

Arthur e Maiana pertencem a mundos completamente diferentes, mas estão prestes a descobrir tudo o que têm em comum. Enquanto a recatada Maiana leva uma vida simples, Arthur, o herdeiro de um imenso conglomerado editorial, sabe tirar proveito dos seus privilégios: dinheiro, poder, mulheres e muito sexo. Para Arthur, os fins justificam os meios.

Entretanto, quando o destino coloca Maiana em seu caminho, ele se vê refém de sentimentos incontroláveis. Assim tem início um perigoso jogo de sedução que fará com que os dois experimentem prazeres imensuráveis, transpondo os limites entre o amor e a dor.

Maiana, porém, resiste às investidas do empresário. Desconfiada das suas intenções, ela teme se entregar de corpo e alma à paixão, sem perceber que sua inocência só torna a caça ainda mais saborosa para o experiente Arthur. Conforme novos sentimentos se desenvolvem entre os dois e descobertas deliciosas aquecem a relação, a autora apresenta aos leitores uma história de amor repleta de erotismo, um conto de fadas contemporâneo em que a Gata Borralheira e o Príncipe Encantado alternam os papéis de salvador e vítima.

Nàna Páuvoli tornou-se referência em romance erótico no Brasil, com uma carreira sólida e um fã-clube ativo — batizado de “nanetes” —, que acompanha a autora nas redes sociais e divulga seu trabalho. 

Em 2015, fez sua estreia na Editora Rocco com a Trilogia Redenção. Atualmente, conta com mais de sessenta títulos publicados, entre editoras tradicionais, séries autopublicadas, e-books e audiobooks. Vários de seus livros tiveram seus direitos vendidos para o cinema. 

Experiência yellow, de Karen Acioly e Ciro Acioli

O mais novo título da bem-sucedida coleção Caras e Máscaras, que já rendeu a Karen Acioly diversos prêmios, como o Lucia Bennedetti de melhor Livro de Teatro e o Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Experiência Yellow é uma viagem beatlemaníaca com a companhia ilustre dos Besouros em pessoa — ou em pensamento.

Experiência yellow é o texto que Karen criou com o filho, Ciro Acioli, para o musical homônimo que estreou no Rio de Janeiro em 2016, com sucessos dos Beatles em versões para o português. Paulo é um jovem criativo, beatlemaníaco, sonhador, músico e poeta cheio de ideias, mas que não consegue sair do seu quarto, do seu “submarino”. Apaixonado por Nina, ele não consegue declarar o seu amor e tem dificuldade em acreditar nas próprias qualidades. Até que John, George e Ringo surgem inesperadamente no seu quarto e o surpreendem ao convidá-lo para fazer parte da banda. Mas o quarto elemento terá que se provar e descobrir se é capaz de estar no nível dos outros.

A bordo de um “yellow submarine” imaginário, Paulo e seus novos parceiros embarcam em uma expedição cheia de musicalidade pelo rio São Francisco, que une Rio de Janeiro, Reino Unido e Amazônia, tudo em busca da sua identidade e daquele borogodó tão especial que só o Brasil podia acrescentar aos jovens de Liverpool. O texto da contracapa é assinado pelo jornalista, escritor e crítico musical Arthur Dapieve.

Nas alturas, de Liz Tomforde

Eu me apaixonei por você nas alturas.

Zanders é um dos melhores jogadores de hóquei do país e uma celebridade que vem há anos tirando todo o proveito do papel de bad boy — dentro e fora do gelo. Seus fãs já conhecem e adoram seu lado arrogante e mulherengo, e Zanders sempre

ficou mais do que satisfeito em interpretar esse papel. Pelo menos até conhecer Stevie.

Stevie é a nova e atrevida comissária de bordo no avião particular do time e não tem paciência para um jogador presunçoso como Zanders. A tensão entre os dois é imediata e efervescente. Ela conhece muito bem sua fama de playboy e não tem o menor interesse em se aproximar de um cara assim. Então por que não consegue ficar longe dele?

Logo, Stevie descobre que por baixo daquela fachada arrogante existe um cara sensível, e Zanders se dá conta de que Stevie é o tipo de mulher por quem ele arriscaria tudo: sua reputação, sua carreira… e seu coração.

Related Posts

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.