NVIDIA lança DRIVE Thor — computador centralizado para veículos unificando cluster, infoentretenimento, condução e estacionamento automatizados

por Felipe Biano

Com 2.000 teraflops de desempenho, plataforma integra GPU de próxima geração e motor transformer para suportar cargas de trabalho de IA para veículos autônomos seguros e protegidos; ZEEKR, com veículos de produção inicial planejados para o início de 2025

A NVIDIA apresenta o NVIDIA DRIVE™ Thor, computador centralizado de última geração para veículos autônomos seguros e protegidos.

DRIVE Thor, que atinge até 2.000 teraflops de desempenho, unifica funções inteligentes – incluindo direção automatizada e assistida, estacionamento, monitoramento de motorista e ocupante, painel de instrumentos digital, infoentretenimento no veículo (IVI) e entretenimento no banco traseiro – em uma única arquitetura para maior eficiência e menor custo geral do sistema.

O superchip de próxima geração vem com recursos de IA de ponta introduzidos pela primeira vez na arquitetura de GPU de várias instâncias NVIDIA Hopper™, juntamente com a CPU NVIDIA Grace™ e a GPU Ada Lovelace. O DRIVE Thor com suporte MIG para gráficos e computação permite que sistemas avançados de assistência ao driver e IVI executem o isolamento de domínio, o que permite que processos simultâneos de tempo crítico sejam executados sem interrupção. Disponível para os modelos 2025 das montadoras, ele acelerará os roteiros de produção, trazendo maior desempenho e recursos avançados ao mercado na mesma linha do tempo.

“Os avanços em computação acelerada e IA estão se movendo na velocidade da luz”, afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “DRIVE Thor é o super-herói da computação centralizada, com desempenho ultrarrápido para fornecer supercomputadores sobre rodas continuamente atualizados, seguros e protegidos por software.”

Sinalizando o apoio do setor de transporte para esta nova arquitetura de supercomputação, a Geely, de propriedade da montadora ZEEKR, anunciou que integrará o DRIVE Thor em seu computador de veículo centralizado para sua próxima geração de veículos elétricos inteligentes, iniciando a produção no início de 2025.

O CEO da ZEEKR, An Conghui, ressalta: “Os usuários da ZEEKR exigem uma experiência de luxo que inclui as mais recentes tecnologias e recursos de segurança. NVIDIA DRIVE Thor apoiará nossa missão de fornecer tecnologia de ponta que atende às necessidades de nossos clientes e garante que a ZEEKR permaneça na vanguarda das inovações de amanhã”.

DRIVE Thor suporta computação multidomínio, isolando funções para condução automatizada e IVI. Normalmente, dezenas de unidades de controle elétrico são distribuídas por todo o veículo para alimentar funções. Com o DRIVE Thor, os fabricantes podem consolidar com eficiência muitas funções em um único system-on-a-chip (SoC), que facilita as restrições de fornecimento e simplifica o desenvolvimento do design do veículo, resultando em um custo significativamente menor, menos peso e menos cabos.

DRIVE Thor também é a primeira plataforma AV a incorporar um mecanismo de transformador de inferência, um novo componente dos Tensor Cores nas GPUs NVIDIA. Com este motor, o DRIVE Thor pode acelerar a inferência de desempenho de redes neurais profundas de transformadores em até 9x, o que é fundamental para suportar cargas de trabalho de IA maciças e complexas associadas à condução autônoma.

Outra vantagem do DRIVE Thor é a capacidade de ponto flutuante de 8 bits (FP8). Normalmente, os desenvolvedores perdem precisão da rede neural ao passar de dados FP de 32 bits para o formato inteiro de 8 bits. Os recursos do DRIVE Thor de 2.000 teraflops de precisão FP8 permitirão a transição para 8 bits sem sacrificar a precisão.

“O setor automotivo já sente os efeitos da tecnologia, e com essas novidades apresentadas no GTC vemos que está cada vez mais perto uma nova era de carros cada vez mais automatizados e autônomos”, comemora Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

O novo superchip também usa a mais recente tecnologia de interconexão de chip NVLink®-C2C, enquanto roda vários sistemas operacionais. A vantagem do NVLink C2C é sua capacidade de compartilhar, agendar e distribuir o trabalho pelo link com sobrecarga mínima. Isso equipa as montadoras com a computação de espaço livre e flexibilidade para construir veículos definidos por software que são continuamente atualizados por meio de atualizações de software seguras e sem fio.

“A mudança para veículos definidos por software com arquiteturas eletrônicas centralizadas, acelera e impulsiona uma necessidade de plataformas de computação mais poderosas e com maior eficiência energética”, diz Sam Abuelsamid, diretor analista de pesquisa na Guidehouse Insights. “A virtualização, a transferência de dados em alta velocidade e o desempenho de processamento massivo do NVIDIA DRIVE Thor podem permitir veículos mais seguros, melhores experiências de usuário e potenciais novos fluxos de receita.”

O DRIVE Thor foi projetado para os mais altos níveis de segurança funcional. A NVIDIA investiu mais de 15 mil anos de engenharia em segurança em toda a sua pilha. A NVIDIA é a única empresa com segurança unificada e abordagem em todo o seu sistema, desde o data center até a frota. A segurança está incorporada em cada etapa do processo de desenvolvimento da empresa – incluindo design, produção e operação do veículo.

As placas DRIVE Thor SoC e AGX são desenvolvidas para atender às normas ISO 26262. O software stack é projetado para conformidade com ISO 26262 e ASPICE. O Thor SoC e o software também são projetados e produzidos em alinhamento com a ISO 21434, que fornece o caminho para a conformidade com segurança regulatória, como o Regulamento 155 da UNECE.

O DRIVE Thor substitui o NVIDIA DRIVE Atlan™ e será a continuação do DRIVE Orin™, atualmente em produção e que oferece 254 TOPS de desempenho.

Amplo suporte da indústria para DRIVE Thor

Leia mais de líderes de transporte que estão entusiasmados com o DRIVE Thor.

Os clientes existentes do DRIVE Orin podem aproveitar a arquitetura escalável da plataforma para transição dos atuais esforços de desenvolvimento para DRIVE Thor.

Os desenvolvedores podem colher os benefícios de seus investimentos em software em várias gerações de produtos à medida que são projetados para produções futuras.

Assista ao discurso de apresentação do NVIDIA GTC, no qual Huang anuncia o NVIDIA DRIVE Thor e outros desenvolvimentos automotivos com IVI, mapeamento, simulação e muito mais. Registre-se gratuitamente para o GTC, que vai até quinta-feira, 22 de setembro.

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica e iniciou a era da IA moderna. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com ofertas em escala de data center que estão reformulando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.

Acesse também:

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

YouTube: NVIDIA Latinoamérica

Certas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, mas não se limitando a, declarações sobre: os benefícios, impacto, desempenho, recursos e disponibilidade de nossos produtos e tecnologias, incluindo NVIDIA DRIVE Thor; avanços na computação acelerada e IA movendo-se na velocidade da luz; o suporte do setor de transporte para NVIDIA DRIVE Thor; a mudança para veículos definidos por software com arquiteturas eletrônicas centralizadas acelerando; e a expectativa de terceiros sobre os benefícios, impacto, desempenho e recursos do NVIDIA DRIVE Thor e incorporar ou oferecer suporte ao DRIVE Thor em seus produtos e/ou serviços são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes do que expectativas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; nosso dependência de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e competição; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou melhorias em nossos produtos e tecnologias existentes; aceitação de mercado de nossos produtos ou produtos de nossos parceiros; defeitos de projeto, fabricação ou software; mudanças no consumidor preferências ou demandas; mudanças nos padrões e interfaces da indústria; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integradas em sistemas; bem como outros fatores detalhados de tempos em tempos nos relatórios mais recentes. A NVIDIA arquiva na Securities and Exchange Commission, ou SEC, incluindo, mas não se limitando a, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. Cópias dos relatórios arquivados na SEC são postadas no site da empresa e estão disponíveis da NVIDIA sem custo. Estas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e falam apenas a partir de a data deste documento e, exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA se isenta de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletem eventos ou circunstâncias futuras.

© 2022 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo da NVIDIA, NVIDIA AGX, NVIDIA DRIVE, NVIDIA DRIVE Atlan, NVIDIA DRIVE Orin, NVIDIA Grace, NVIDIA Hopper e NVLink são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. Todas as outras marcas registradas e direitos autorais são de propriedade de seus respectivos proprietários. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Por: Sing Comunicação de Resultados

Related Posts

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.