Primeira edição da gamescom latam foi um sucesso e superou as expectativas com mais de 100 mil visitantes

por Luciana Biano

Com 124 expositores e co-expositores de 66 países, mais de 700 estúdios presentes e mais de 200 publishers presentes, o evento reuniu grandes nomes da indústria de games

A gamescom latam, edição latino-americana do maior evento de games do mundo, chegou e deixou números impressionantes: mais de 100 mil visitantes de mais de 70 países lotaram os pavilhões de quarta a domingo, com ingressos de sábado e domingo esgotados. Para 2025, a gamescom latam retorna com o dobro do tamanho, de 30 de abril a 4 de maio, no Centro de Convenções Anhembi.

Para Gustavo Steinberg, CEO da gamescom latam, a realização da primeira edição da gamescom na América Latina superou as expectativas. “A gamescom latam mostrou, mais uma vez, a importância e a grandeza da indústria de jogos no continente. Dobramos o número de visitantes do BIG Festival do ano passado e a expectativa é que em 2025 esse número aumente ainda mais. Ano que vem estaremos em um novo lugar com o dobro do tamanho do que foi essa edição.”

“O grande sucesso da primeira gamescom na América Latina demonstra a força da marca global. A gamescom mostra um alcance impressionante em todo o mundo. Ela atraiu grandes multidões e os principais players da indústria. Como pretendido, a gamescom latam funciona para complementar perfeitamente o portfólio internacional da Koelnmesse, alcançando ainda mais o ecossistema de jogos. Estamos muito orgulhosos desta estreia no Brasil e esperamos muitos eventos que virão”, disse o CEO da Koelnmesse, Gerald Böse.

“O grande sucesso da gamescom latam deste ano é o primeiro passo impressionante para se tornar um dos maiores eventos globais da indústria de jogos. Foi emocionante para os fãs e frutífero para visitantes, empresas e parceiros internacionais. Graças a todas as equipes de todos os parceiros que fizeram um excelente trabalho nesta primeira edição.” disse Felix Falk, Diretor Geral da game – Associação Alemã da Indústria de Jogos e proprietário da marca da gamescom.

“Estamos extremamente contentes por esta primeira gamescom latam. O resultado foi acima da expectativa, tanto em visitação de público geral, como na área de negócios, sendo um marco para a indústria de games da América Latina. Tivemos feedbacks positivos de  expositores internacionais, refletindo em renovações para edição 2025, nos dando ainda mais confiança de um evento grandioso no próximo ano.” disse Beni Piatetzky, Diretor Geral da Koelnmesse Brasil. 

“A realização da primeira gamescom latam foi um sucesso. Estamos felizes com os resultados. Entregamos um evento com grandes anúncios, parceiros e com o DNA da gamescom, mas também focado no público latino-americano que marcou presença no evento. Para 2025, nosso foco é melhorar e continuar crescendo junto da indústria de games no continente”, comentou Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company.

A gamescom latam 2024 contou com 17 content partners: Atari, Bandai Namco, CipSoft, Epic Games, Fellow Traveler, Frost Giant Games, Google Play, Gravity, Honor of Kings, Nintendo, SEGA, Square Enix, Supercell, TecToy, Ubisoft, Warner Bros. Games e Whitethorn Games.

O evento também foi um importante polo de negócios: quase 2 mil profissionais de 66 países, representando 1.020 empresas vieram à gamescom latam em busca de oportunidades de acordos e investimentos. Ao todo, 11.982 reuniões foram solicitadas e a expectativa é de mais de U$$ 200 milhões em perspectiva de novos negócios.

Com 226 horas de conteúdo programadas, a gamescom latam permitiu que os participantes conhecessem a visão da indústria e seu futuro com algumas das figuras internacionais mais relevantes. Os participantes puderam acompanhar 194 painéis (62 foram transmitidos) liderados com 434 palestrantes.

Os palestrantes incluíram David Alpert, produtor de The Walking Dead e CEO da Skybound Entertainment; Chance Glasco, um dos criadores da franquia Call of Duty; Pawel Sasko, diretor associado de jogos da CD PROJEKT RED; Mike Foster, gerente sênior de contas globais da Sony Interactive Entertainment; e Tim Morten, CEO da Frost Giant Games, entre muitos outros.

Mais de 314 canais de comunicação de todo o mundo participaram do evento, além dos parceiros de mídia brasileiros e internacionais que acompanharam a gamescom latam, como IGN Global (EUA), Gamersky (China), Terra, IGN Brasil, The Enemy, Rádio Mix, PlayTV, Canal Woohoo, Meu Playstation, We Super OOH, 3D Juegos (México) e Cultura Geek (Argentina).

De 26 a 30 de junho, 4 milhões de pessoas acompanharam o evento através das transmissões ao vivo, desde a gamescom latam countdown até os painéis liderados por palestrantes da indústria. 

gamescom latam 2024 em resumo:

  • Mais de 100 mil pessoas de mais de 70  países;
  • Cerca de 2 mil visitantes na área B2B, 66 países internacionais;
  • 13 patrocinadores;
  • 1.020 marcas presentes no evento de 54 países;
  • 73 expositores e 51 co-expositores;
  • 47 espaços de experiência de parceiros;
  • Mais de 200 publishers (76 publishers expondo conteúdo para o público final);
  • Mais de 700 estúdios na área B2C e B2B;
  • Mais de 400 jogos para testar e 81 lançamentos;
  • 25 mil metros quadrados;
  • 16 áreas proprietárias;
  • 226 horas de conteúdo;
  • 434 palestrantes em 5 dias;
  • 4.724.215 milhões de visualizações das transmissões online nos canais oficais (sem incluir conteúdos retransmitidos de criadores parceiros);
  • Participaram mais de 1 mil criadores de conteúdo;
  • 25 parceiros de mídia de 3 continentes;
  • 314 canais de comunicação compareceram para cobrir o evento.

Sobre a gamescom latam

A gamescom, o maior evento do mundo de computadores e videogames e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos, chegou também na América Latina. Em 2025, a gamescom latam acontecerá em São Paulo, Brasil, de 30 de abril a 04 de maio. A gamescom latam BIG Festival, maior festival de games da América Latina, acontecerá no evento. O evento é organizado em conjunto pela Koelnmesse, Omelete Company, BIG Festival e licenciado pela game.

Sobre a game – Associação Alemã da Indústria de Jogos

Nós somos a associação da indústria alemã de jogos. Nossos membros representam todo o ecossistema de videogames, desde estúdios de desenvolvimento e editores até organizadores de eventos esportivos, instituições educacionais e outras entidades relacionadas. Somos coorganizadores da gamescom, o maior evento de jogos de computador e videogames do mundo. Somos acionistas do Órgão de Autorregulação de Software de Entretenimento (USK), da Fundação para a Cultura de Jogos Digitais, da fundação de jogadores de esports, da devcom e da sociedade de gestão coletiva VHG, bem como coanfitriões do German Computer Game Awards. Servindo como ponto central de contato para a mídia, bem como para instituições políticas e sociais, oferecemos conhecimento abrangente em áreas que incluem desenvolvimento de mercado, cultura de jogos e alfabetização midiática, e respondemos a quaisquer dúvidas ou preocupações. Juntos estamos fazendo da Alemanha o coração dos jogos em todo o mundo. Com os jogos, enriquecemos a vida de todas as pessoas.

Sobre a Koelnmesse Brasil

A Koelnmesse Brasil é subsidiária da Koelnmesse GmbH, líder internacional na organização de feiras nos segmentos de jogos e entretenimento. Sediada na área de feiras em Colónia, Alemanha, a gamescom é o maior evento mundial de jogos de computador e vídeo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos. A gamescom reúne jogadores apaixonados, visitantes B2B e expositores de todo o mundo com uma abordagem altamente eficaz – pessoalmente no local e digitalmente de qualquer lugar do mundo. Isso faz da gamescom o principal evento de jogos B2C, B2B e B2G. Além do evento em sua sede em Colônia, a Koelnmesse está expandindo estrategicamente seu portfólio internacionalmente: em Cingapura, a gamescom asia fornece uma poderosa plataforma adicional da indústria para o mercado em rápido crescimento de jogos da Ásia-Pacífico, combinando de forma abrangente oferta e demanda.

Sobre a Omelete Company

Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, a Omelete Company utiliza seu site, redes sociais e parceiros para atingir mensalmente mais de 15 milhões de pessoas ávidas por novidades dos mundos do cinema, séries de TV, games, música e histórias em quadrinhos, com textos, vídeos e posts nas redes sociais. Fazem parte da Omelete Company as marcas Omelete, The Enemy, CCXP, Game XP, gamescom latam, Gaules, Baiano e Chippu.

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