A SPFWN54 terá desfiles em vários locais da cidade e um hub no Komplexo Tempo, que receberá uma grande intervenção de arte urbana e contemporânea, além de instalação feita a partir de material pós consumo.
A SPFWN54 acontece de 16 a 20 de novembro, com 43 desfiles presenciais, 4 marcas estreantes, fashion filmes, ocupações e exposições e traz discussões importantes sobre questões de identidade e pertencimento, os desafios da economia circular na moda . Mais uma vez ocupará a cidade com desfiles externos em endereços históricos e relevantes, com sala no Shopping Iguatemi e outros pontos de São Paulo, além do Komplexo Tempo, que agora terá duas salas de desfile, lounges, sala de imprensa e uma ocupação artística com exposição de murais, instalações, pinturas e lambe-lambes dentro e no entorno do Komplexo.
O Festival SPFW+IN.PACTOS – Criatividade, Moda, Arte, Sustentabilidade, Inovação, Conhecimento, iniciado na edição passada e se encerrando agora, provocou reflexões sobre as mudanças que precisam ser feitas hoje para atingir as metas de um planeta mais humano e harmonizado até 2030.
SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA CIRCULAR
Uma grande instalação com 20 toneladas de roupas descartadas materializa os desafios globais da economia circular na moda. Em parceria com o INMODE ( Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa) e o ISTM ( Instituto Sustentabilidade Têxtil em Moda), o SPFWN54 convida para uma importante discussão em torno do descarte de peças pós consumo, chamando a atenção para as práticas dos ODS na moda, numa colaboração criativa com a professora Francisca Dantas Mendes- coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa Sustentabilidade Têxtil e Moda da USP.
Sempre comprometido com processos de transformação e inovação nas áreas criativas, o SPFW foi a primeira semana de moda no mundo a falar de consumo consciente, instituir a compensação de carbono, estabelecer uma idade mínima para a proteção da saúde das modelos e instituir a equidade racial na passarela, entre outros. Nos últimos anos, o evento vem protagonizando e fomentando as mudanças necessárias às demandas do século 21.
“Quando fui convidada para participar da elaboração dessa instalação, achei genial. Só de 2017 para cá, quando começamos a medir os níveis de resíduos têxteis através do residômetro, já medimos absurdas 55 mil toneladas de resíduos indo para os aterros sanitários e isso é matéria prima que gera renda e alimenta uma economia paralela muito importante. Precisamos mostrar para as pessoas essa realidade e iniciativas como essa são ferramentas importantes para difundir o ativismo dentro da indústria da moda”, conclui Francisca.
“A moda é feita e consumida por pessoas. Juntos temos a oportunidade de repensar e redesenhar nossos processos e hábitos e encontrar soluções com criatividade e inovação, gerando benefícios para toda a sociedade”, explica Paulo Borges, fundador e Diretor Criativo do SPFW.
OCUPAÇÃO DE ARTE URBANA E CONTEMPORÂNEA
Com curadoria de Carollina Lauriano, o SPFW traz uma importante ocupação de arte urbana e contemporânea, contribuindo para mais uma vez ressignificar territórios e redesenhar novas vocações na cidade. Com obras de 23 artistas de todo o Brasil e temáticas que perpassam a noção de corpo, identidade e território. A proposta reforça também a parceria do evento com a Prefeitura de São Paulo para transformar a região do Komplexo Tempo, na Mooca, em um pólo cultural, em parceria com o projeto Museu de Arte de Rua (MAR), uma iniciativa das secretarias municipais de Cultura, Subprefeituras e Educação, que visa aprimorar a vocação da cidade para a produção de arte urbana e ampliar seu impacto positivo na cultura e identidade de São Paulo. Além dos murais, a curadoria artística contará com instalações, pinturas e lambe-lambes.
“Minha participação nesta edição da SPFW se baseia em trazer um olhar da arte contemporânea para a moda, apresentando artistas/es que têm práticas que se aproximam da moda, a fim de discutir identidades e pertencimento. Se até hoje a sociedade Brasileira ainda vive sob um pacto colonial que oprime maiorias minorizadas, quais são os novos pactos que devemos criar para um futuro mais plural e qual a responsabilidade da moda nesse contexto? É sobre isso que estou interessada em discutir”, explica Carollina.
“A curadoria da Carollina Lauriano reflete a proposta do Festival de novos pactos alinhados com uma nova consciência”, afirma Paulo Borges. “Ter a oportunidade de reunir todos esses artistas e coletivos, com seus talentos e mensagens, num movimento de transformação da cidade a partir de processos criativos, é um compromisso e vocação do SPFW”, conclui.
EMPREENDEDORISMO, INCLUSÃO E RESPONSABILIDADE SICIAL
No dia 20 de novembro, às 16h, haverá o desfile do projeto Cria Costura, no Komplexo Tempo. Em sua segunda edição, o projeto de aceleração criativa desenvolvido pelo INMODE, em parceria com a SMDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho), foi ampliado esse ano, contemplando dois polos vocacionais de São Paulo, no Centro de Formação Cultural em Cidade Tiradentes e no Céu Paz na Brasilândia. As alunas aprenderam técnicas de modelagem sob orientação do estilista e consultor Jefferson de Assis, em que puderam desenvolver habilidades de criação e design. Elas passaram por quatro fases ao longo do programa com um laboratório de imersão criativa a partir da metodologia zero waste, método de modelagem consciente utilizada para diminuir a quantidade de resíduo têxtil. Além disso, o curso extra de empreendedorismo dentro do Projeto, ensinou a potencializar vendas, aumentar a produtividade, e ampliar a margem de lucro de seus produtos.
Em parceria com as empresas Ellus e Vicunha, a aceleradora criativa Cria Costura formou 42 novos profissionais da moda, que esse ano poderão apresentar suas criações na passarela desfiladas por modelos profissionais. O desfile é resultado da jornada de aprendizado de mulheres que decidiram transformar seus desafios em potência criativa.
EXPERIÊNCIAS
O evento traz ainda ativações e experiências para o público. Uma delas é a da Electrolux, com a ocupação Break The Pattern, inspirada em sua campanha global, que visa inspirar todos a cuidarem melhor das suas roupas, mantendo-as por mais tempo. A marca propôs o desafio de criar peças Upcycling para os estilistas João Pimenta, Gustavo Silvestre, Silvério e Korshi 01, feitos com tecidos descartados em lixões de São Paulo.
A mmartan e o SPFW retomam parceria em um projeto que também promove o upcycling, marcando a volta de uma união de sucesso com ativações inéditas assinadas pelo Projeto Ponto Firme, do estilista Gustavo Silvestre.
O movimento Sou de Algodão, promove primeiro desfile exclusivo no SPFW. A ação fortalece a união entre campo e moda, com 18 estilistas. A proposta é valorizar a matéria-prima cultivada de forma responsável, provocar reflexão sobre a moda consciente mostrando que o algodão vai muito além da moda básica.
A Samsung estará presente com acessórios feitos em parceria com as marcas Misci, Another Place (ANP), Lenny Niemeyer e Apartamento 03. Nos desfiles, elas terão peças inspiradas na linha Galaxy Z, com o próprio Z Flip4 5G integrando os looks.
Para promover a conexão entre as tendências, o mercado de trabalho e formação acadêmica na área da moda, o Senac São Paulo, por meio da sua unidade Lapa Faustolo, especialista na área, e em parceria com o FFW, reforça o trabalho com o São Paulo Fashion Week e realiza, de maneira inédita, o Senac Moda Informação 2022 durante a edição N54 do SPFW e coloca como destaque na programação palestras e minicursos com renomados especialistas.
TRANSMISSÃO
Haverá transmissão diária do evento a partir das 17:00 horas, no Instagram @iguatemi, TikTok @iguatemi e YouTube Iguatemi. Os desfiles que forem realizados antes deste horário serão veiculados dentro da programação.
COBERTURA
Cobertura completa do SPFWN54 no Instagram @spfw, TikTok @spfw, Facebook São Paulo Fashion Week, You Tube SPFW e www.spfw.com.br
LINE UP
SPFWN54
DIA 16/11 – QUARTA FEIRA
12h00 Patrícia Viera
16H00 Meninos Rei
17H00 Soul Basico
18H00 Greg Joey
19H00 Walério Araújo
20H00 Renata Buzzo
20h30 Aluf (Digital)
21H30 Bold Strap
DIA 17/11 – QUINTA-FEIRA
10H30 Misci
12H30 Lilly Sarti
13H00 Rellow
16H00 DePedro
17H00 Sou de Algodão
18H00 TA Studios
19H00 Another Place
20H00 Buzina
20H30 Modem (Digital)
21H30 João Pimenta
DIA 18/11 – SEXTA FEIRA
10H30 A.Niemeyer
12H00 Triya
14H30 Lino Villaventura
16H00 Rocio Canvas
17H00 Thear
18H00 Ateliê Mão de Mãe
19H00 Martins
20H00 Handred
20H30 Heloísa Faria (Digital)
22H00 Ellus
DIA 19/11 – SÁBADO
10H30 Angela Brito
12H30 Neriage
15H00 AZ Marias
16H00 Ponto Firme
17h00 Silvério
18H00 Santa Resistência
19H00 Anacê
19h30 Àlg (Digital)
20H00 Led
21H30 Lenny Niemeyer
DIA 20/11 – DOMINGO
10H00 Korshi 01
12H00 À La Garçonne
15H00 Isaac Silva
16H00 Cria Costura
17H00 Lucas Leão
18H00 Naya Violeta
19H00 Weider Silveiro
20H00 Dendezeiro
20H30 Maurício Duarte (Digital)
21H30 Apartamento 03
PALESTRAS SENAC
SPFWN54
Dia 16, das 15h30 às 17h30, Giovanna Casimiro (on-line), produtora do Metaverso Fashion Week, e Joy Pires, design e futurista, falam sobre o Metaverso e Moda.
Dia 17, das 17h30 às 19h30, Day Molina, estilista indígena, conversa sobre Moda e Ativismo.
Dia 18, das 15h30 às 17h30, Luiza Tiezzi, design e estilista, debate sobre Curadoria de Tendências.
Dia 19/11, das 15h30 às 17h30, a jornalista especializada em moda Camila Yahn fala sobre Jornalismo e Crítica.
Serviço
Semana Moda Informação no SPFW: Macrotendências de Comportamento
Onde: Shopping Iguatemi – sala de desfile do SPFW+ n54 (Av. Brig. Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano)
Quando: 17/11, das 14h às 16h
Como participar: Inscrições no site do Senac ou on-line por meio do canal do youtube do Senac São Paulo.
MasterClasses – minicursos especiais
Onde: Komplexo Tempo (Av. Henry Ford, 511, Mooca)
Quando: 16 a 19/11
Como participar: inscrições no site do Senac.
PATROCINADORES
SPFWN54
C6Bank, Samsung Galaxy, Electrolux, Localiza, Iguatemi, Schweppes, Ceusa, Eudora, Mercedes, Sou de Algodão
APOIADORES
Truss, mmartan, Prata, Suvinil, Canon, RCE, Pullman,
APOIO INSTITUCIONAL
Prefeitura Municipal de São Paulo
REALIZAÇÃO
IMM e INMODE