Durante o evento, estúdios latino-americanos de desenvolvimento de jogos eletrônicos irão apresentar seus projetos para especialistas e investidores da indústria; inscrições já estão disponíveis e o melhor pitch vai ganhar troféu, ingresso business e estande na edição de 2025
A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), e o Brazil Games, projeto setorial de exportação realizado em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), vão promover em conjunto a primeira edição do Pitch@gamescom latam, competição de pitch de games que tem como objetivo apresentar jogos de estúdios latino-americanos para investidores e publishers. A iniciativa será realizada durante a gamescom latam, que acontecerá no São Paulo Expo, em São Paulo, entre os dias 26 e 30 de junho. A gamescom latam é a versão latino-americana do maior evento global de games e será realizada em conjunto pela Koelnmesse, organizadora da feira em Colônia/ALE e Singapura/SIN; pela game (Germain Games Industry Association), a associação alemã da indústria de games; pelo BIG Festival, o maior festival de games da América Latina, e pela Omelete Company, empresa líder no segmento de cultura pop no Brasil.
Jason Della Rocca, especialista e empresário da indústria de games, que tem no currículo o desenvolvimento de grandes parcerias e a organização do Pitch da GDC Play, apresentará os jogos selecionados para um júri composto por publishers e investidores. Ao menos cinco estúdios serão selecionados subir ao palco e, durante cinco minutos, tentar convencer o júri a investir em seus projetos.
O vencedor do Pitch@gamescom latam powered by Abragames/Brazil Games receberá um troféu, uma credencial de business e um estande na gamescom latam 2025 – nos espaços Panorama Brasil ou Área Indie.
As inscrições para participar do pitch já estão disponíveis e podem ser realizadas por meio do site oficial da gamescom latam até dia 5 de maio. As regras para se inscrever na competição são:
· Somente projetos da América Latina serão aceitos;
· O pitch e o projeto devem ser enviados em inglês;
· É necessária uma empresa ou estúdio legalmente registrado para inscrever-se;
· Os finalistas devem comparecer à gamescom latam para apresentar o pitch no dia 28 de junho;
· O jogo não pode já ter sido lançado publicamente;
· O projeto deve ter PC e/ou console como plataformas principais;
· O jogo não pode ser free-to-play (deve ter um preço de venda para o consumidor).
O objetivo do pitch será alcançar um acordo de publicação de investidores ou publishers, e para isso é fundamental que o game em questão seja original. Ferramentas digitais, tecnologias, serviço e outros tipos de produtos não serão aceitos nessa iniciativa.
“É extremamente importante para a Abragames liderar ações como esta, que dá aos estúdios a chance de impressionar alguns dos mais conceituados profissionais da indústria de jogos e fechar novos negócios”, disse Eliana Russi, diretora de operações da Abragames. “O nosso objetivo principal é o de sempre apoiar o crescimento dos desenvolvedores nacionais e da indústria do brasileira como um todo”.
Os ingressos para a gamescom latam já estão disponívei no site oficial do evento. Para mais informações sobre a Abragames e suas iniciativas, clique aqui.
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.