Com foco em sustentabilidade, Coca-Cola leva ao Rock in Rio Brasil 2024 espaço 100% suportado por soluções de energia limpa e pista de dança cinética

por Luciana Biano

• Durante o festival, público poderá visitar o Coke Studio e interagir com a EcoPista, uma das experiências de ESG da marca ao longo do evento

• Copos reutilizáveis voltam ao festival para incentivar o uso consciente e o descarte correto dos resíduos. Ação acontece em parceria com outras marcas patrocinadoras.

• Fortalecendo a circularidade, fãs poderão trocar resíduos por brindes. Cooperativas da ANCAT farão a gestão dos materiais e Coca-Cola comprará os resíduos coletados durante evento.

Reafirmando seu compromisso com inovação e sustentabilidade, a Coca-Cola dá mais um passo decisivo em ESG como agente da transformação na edição que vai celebrar os 40 anos de história do Rock in Rio, que acontece dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. A marca proporcionará ao público uma experiência inédita na plataforma de música Coke Studio: o espaço será 100% suportado por soluções em energia limpa por meio da combinação de tecnologias energéticas de última geração, denominada Green Power One. Ela engloba um sistema inovador de distribuição de energia limpa, combinando o fornecimento de eletricidade com Certificação I-REC (International Renewable Energy Certificate), um gerador movido a 100% biodiesel e o armazenamento de energia em uma inovadora bateria de lítio 250 kV, solução poucas vezes utilizada no Brasil e mais um investimento exclusivo do Coke Studio no festival, assegurando uma jornada energética sustentável.

Além disso, o Coke Studio contará com uma pista de dança cinética que transforma o movimento e o tempo de dança dos participantes em energia. A Ecopista é executada com o apoio da Neoenergia, e reflete a jornada e o compromisso de Coca-Cola Brasil para promover práticas cada vez mais sustentáveis em grandes eventos e ampliar a consciência socioambiental do público.

“Nosso compromisso com a agenda ESG inclui investir em novas soluções tecnológicas e em democratizar o tema para o consumidor. Ao unir a expertise dos parceiros ao objetivo de Coca-Cola de inspirar e liderar pelo exemplo, estamos alinhados ao nosso propósito maior de fazer a diferença nas comunidades. No Rock in Rio, faremos isso de forma lúdica, agregando consciência ambiental junto ao público e materializando soluções como a EcoPista, a Certificação I-REC e tantas outras que nos ajudam a vislumbrar um futuro mais sustentável”, afirma Katielle Haffner, Diretora de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.

Líder no apoio a festivais musicais no Brasil, entre as empresas do setor elétrico, a Neoenergia chega ao Rock in Rio 2024 para conscientizar o público sobre a importância da descarbonização. A companhia uniu esforços com a Coca-Cola para reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade em um ambiente descontraído onde a música e as soluções em energia limpa são destaques.

“Protagonista da transição energética no país, a Neoenergia segue desempenhando um papel ativo na descarbonização da economia com soluções sustentáveis que utilizam fontes de origem renováveis. A parceria com a Coca-Cola, no Rock in Rio, celebra o encontro de duas marcas líderes para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução das emissões de carbono. A música sempre foi uma ferramenta de transformação social que, agora, está impulsionando a sustentabilidade no planeta”, afirma Lorenzo Perales, Diretor de Marketing da Neoenergia.

Gestão de resíduos e economia circular
Além da EcoPista, a Coca-Cola segue comprometida com a gestão de resíduos do festival e com a circularidade das embalagens. Em parceria com Heineken, Red Bull e Braskem, pela primeira vez será realizada uma operação de copos reutilizáveis, incentivando o consumo consciente e o descarte correto dos resíduos. Os fãs também serão beneficiados pela parceria, já que receberão um desconto ao realizarem a segunda compra de uma mesma bebida. Com esta medida, o festival prevê evitar a geração de mais de 14 toneladas de resíduos durante seus sete dias de evento, tornando-se uma das maiores operações de copos reutilizáveis no mundo.

Para amplificar a economia circular no evento, também haverá pontos de troca onde os participantes poderão converter resíduos brindes, com uma dinâmica de gamificação. Ao final do festival, os resíduos serão coletados por cooperativas de catadores da Ancat (Associação Nacional dos Catadores) e Coca-Cola fará a compra do material.

Parceiras de longa data, Coca-Cola Brasil e ANCAT criaram em 2017, com o apoio de outras empresas do setor, o Reciclar Pelo Brasil, que hoje é o maior programa privado de reciclagem do país. Trata-se de uma plataforma que atua com assessoramento técnico e investimentos diretos nas cooperativas selecionadas visando a qualificação da atividade de reciclagem e o desenvolvimento econômico desses empreendimentos. Com a ANCAT, Coca-Cola Brasil já apoiou mais de 460 cooperativas e associações de catadores em 135 cidades de todos os estados do país.


Outras ações no Festival
Pelo oitavo ano, a Coca-Cola retorna à Cidade do Rock como o refrigerante oficial do Rock in Rio Brasil 2024. Em comemoração aos 40 anos do festival, a marca lançou latas personalizadas de edição limitada, disponíveis em diferentes regiões do Brasil. As novas embalagens refletem a energia vibrante do Rock in Rio, conectando os fãs à história icônica do festival. Além disso, com o Coke Studio, plataforma global de música, a Coca-Cola apoia o desenvolvimento de talentos na indústria da música e reforça o
compromisso de envolver o público da Geração Z. No Rock in Rio Brasil, o Coke Studio será o destaque da marca, proporcionando experiências únicas que celebrarão a diversidade musical e cultural.


SOBRE A COCA-COLA BRASIL
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 100 produtos e 22 marcas, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, além da marca Leão Alimentos e Bebidas. O Sistema emprega diretamente mais de 57 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer, cada vez mais, opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.


SOBRE A NEOENERGIA
Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,5 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 3,8 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3,3 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues e 5,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta ações socioambientais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.

Related Posts

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.