DIA DO SORVETE na BEN&JERRY’S combina campanha pela visibilidade bissexual, celebrada na mesma data

por Luciana Biano

Nas lojas da marca, o consumidor poderá levar duas bolas de sorvete pelo preço de uma casquinha. Afinal, gostar de dois sabores da mesma maneira faz todo sentido nesta sexta-feira!

O Dia do Sorvete, que geralmente movimenta o segmento da Ben&Jerry’s, é comemorado no mesmo do Dia da Visibilidade Bissexual: na próxima sexta-feira, 23. A fim de combinar as duas celebrações, tão apropriadas para a marca que mais defende os direitos na comunidade LGBTQIAP+, a empresa de sorvetes preparou uma promoção bem sugestiva para este ano.

As pessoas que têm preferência por dois sabores diferentes poderão levar as duas bolas de sorvete pelo preço de uma, nas lojas físicas da Ben&Jerry’s, localizadas no Rio e em São Paulo. Em outras palavras, no dia 23, o consumidor vai levar o dobro de sorvete pagando apenas por uma casquinha.

As novidades não param por aí. Na sexta-feira, o logo da marca também muda, entrando a expressão “Bi” no lugar do Ben: Bi&Jerry’s. As cores da bandeira bissexual (rosa, roxo e azul) também aparecerão no design especial para a data.

Idealizada pela agência Ogilvy, a campanha partiu de uma característica própria dos saborosos sorvetes, que contêm pedaços indulgentes no seu recheio, quase sempre não vistos do lado de fora da casquinha. Esse fato também está presente na pauta bissexual. Assim, surgiu a ideia de chamar atenção para as partes que ninguém vê, embora sejam muito importantes no seu contexto.

“A campanha Bi&Jerry’s faz uma alusão aos pedaços invisíveis da sociedade. Dentro da própria comunidade LGBTQIAP+, as pessoas bissexuais são ainda questionadas sobre sua orientação”, explica Ananda Puchta, responsável por Missão Social. Segundo ela, missões social e econômica devem andar lado a lado.

A Rede Brasileira de Mulheres LBTQ+, parceira nesta iniciativa, estará ao lado da Ben&Jerry’s, reforçando nas redes sociais, formas da sociedade ser mais consciente e inclusiva. Há 22 anos, no dia 23 de setembro, é celebrado o Dia da Visibilidade Bissexual. O dia teve origem nos Estados Unidos e foi uma iniciativa dos ativistas Wendy Curry, Michael Page e Gigi Raven Wilbur. 

“Ainda nos dias de hoje é muito importante visibilizarmos a pauta e sermos agentes de transformação para uma sociedade mais respeitosa e inclusiva com as pessoas bissexuais, amplificando e visibilizando suas vozes”, revela Débora Gepp, co-fundadora da Rede.
 

Marca ativista – A Ben&Jerry’s carrega como propósito “o melhor sorvete possível”, e prova disso é que, desde a sua fundação, seus valores são inegociáveis: fairtrade, que garante comércio justo para pequenos agricultores; promoção da paz; justiça climática; e igualdade de direitos. Este último, por exemplo, já mobilizou a empresa em diversas campanhas pelo casamento entre homossexuais no Brasil e outros países pelo mundo.

A empresa aposta em um movimento crescente para estimular o consumo consciente. “Os consumidores no centro da mudança social assumem o papel de protagonistas na transformação cultural das empresas em prol da diversidade”, exalta a responsável pela comunicação da marca, Luzi Santana. 

“Comprando de marcas que se posicionam em favor da diversidade, esse público também sensibiliza outras empresas sobre a necessidade de serem mais inclusivas, desde o RH, na formação dos times, e na maneira como acolhem seus clientes.”

Quanto mais lugares amigáveis ao público LGBTQIAP+, maior a disseminação de símbolos e mensagens anti-homofobia. Para os jovens da geração Z, que reconhecidamente buscam esse tipo de valor agregado na marca, essa causa faz mais sentido ainda, agora que chegaram à idade adulta. “Eles trazem uma mudança da visão sobre o mundo, para novos estilos de vida, conceitos de família e ressignificação das diferenças”, reforça a responsável pela comunicação da marca, Luzi Santana. 

A Ben&Jerry’s surgiu vinculada aos seus princípios e por isso sabe que a integridade do negócio é fundamentada neles: “Nos tornamos aliados contra a LGBTIfobia, e todo tipo de preconceito, pois está no nosso DNA a luta pela justiça social e equidade de direitos”, reforça Ananda Puchta.

Os fundadores da empresa têm origem judaica, o que remete à luta desse povo pela igualdade e sobrevivência. Sobreviver no mundo dos negócios para eles, sempre significou prosperar de forma consciente e servindo de exemplo sobre como alcançar o sucesso sustentável. A receita dá certo. Basta ver que a fabricante de sorvetes gerou receita de mais de 1 bilhão de euros, o equivalente a pouco mais de 5 bilhões de reais, em 2021.
 

SERVIÇO

Dia da Visibilidade Bi – Dia do Sorvete na Bi&Jerry’s
23 de setembro, sexta-feira
Onde: lojas físicas da marca em São Paulo e Rio
www.benandjerry.com.br

POR: Agência Pauta Social 

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