Meio poderoso de apoio à construção do conhecimento, tecnologia permite às escolas incorporarem novas linguagens do cotidiano dos estudantes e a derrubarem barreiras para a promoção de ensino mais conectado com a realidade
Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, onde crianças e adolescentes dominam e usam essa linguagem para se comunicar, consumir informações e se divertir, as escolas precisam se atualizar e agregar inovação às suas propostas pedagógicas para se manterem atuais e interessantes aos alunos. Nesse cenário, o Educacional, Ecossistema de Tecnologia e Inovação, que há mais de 20 anos trabalha com soluções educacionais baseadas em tecnologia, destaca a importância dessa adaptação para promover um ensino mais conectado com a realidade.
“A tecnologia, sozinha, não é a resposta, mas é um meio poderoso de apoio para tornar a escola um espaço que promova mais do que a transmissão de conhecimentos. A escola que não se abre para integrar novos recursos no seu cotidiano não atrai, perde espaço de interesse dos seus alunos, vira um ambiente estéril em uma sociedade pulsante e em crescente movimento. É função da escola a incorporação das novas linguagens e ferramentas do cotidiano para educar para uso consciente e derrubar muros, tornando o processo de aprendizado mais significativo e interessante”, afirma Andrea Maia de Santana, diretora da área de Sucesso de Cliente do Educacional.
Para potencializar o processo de ensino e aprendizagem, as tecnologias podem ser implementadas de diversas formas, inclusive por meio de sistemas simples de comunicação que permitem, por exemplo, aos alunos de diferentes escolas trabalharem em projetos comuns mesmo longe geograficamente. Em um mundo cada vez mais digital, essas ferramentas são capazes de engajar e estimular, entre outras valências, o trabalho em equipe, uma habilidade essencial na atualidade, inclusive além do contexto escolar. Do ponto de vista dos professores e gestores, a tecnologia abre portas para recursos que permitem diagnósticos mais precisos e individualizados, fundamentais para a definição de estratégias de ensino.
“O ‘segredo’ do sucesso sempre é a proposta pedagógica e hoje existem muitos recursos para que o professor consiga desenvolver inúmeras estratégicas para alcançar seus objetivos pedagógicos. Antes fazíamos um cartaz coletivamente, usando cartolinas e pinceis atômicos – e podemos continuar fazendo esse tipo de atividade, claro –, mas a tecnologia permite que o cartaz vire uma apresentação digital com imagens, sons e movimentos, e que diferentes pessoas possam acessar, a qualquer hora e de qualquer lugar”, destaca Andrea.
Além de estimular o trabalho em equipe e engajar os alunos, os métodos de aprendizado tecnológicos podem impulsionar o desenvolvimento do raciocínio lógico, aguçar a curiosidade, despertar o interesse e estimular diferentes habilidades, permitindo que os estudantes se desenvolvam de forma integral, já que corpo e emoções estão intrinsicamente relacionados ao desenvolvimento cognitivo. “Não se trata somente de deixar o ensino mais atraente e estimulante para os estudantes, mas de apresentar desafios, em níveis crescentes de dificuldade, que incentivem o engajamento deles. As soluções da LEGO® Education, o Aprimora e as Mesas Educacionais são exemplos que apresentam inúmeras possibilidades de utilização didática e, por isso, podem ser recursos extraordinários para apoiar o trabalho do professor em sala de aula”, destaca a diretora do Educacional.
Em relação aos próximos anos, o Educacional destaca a necessidade das escolas, tanto as privadas quanto as públicas, respeitarem suas próprias características e seguirem em busca de soluções e formas de apoiar o desenvolvimento baseado na incorporação de tecnologias que impulsionem seus trabalhos pedagógicos. “Provedores de soluções tecnológicas, como o Educacional, também precisam participar ativamente dessa imersão, levando expertise, considerando as particularidades de cada uma e pensando em formas de melhorar a usabilidade de soluções até mesmo para criar alternativas a locais com limitações de acessos, por exemplo”, explica Andrea. “É nossa missão tornar a tecnologia uma ferramenta de apoio para o processo de ensino aprendizagem significativo e voltado para resolução dos desafios futuros e também do presente”.
Sobre o Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação – reúne soluções de apoio à aprendizagem em modelo disruptivo de negócio, com soluções como suítes pedagógicas e de hardware voltadas para aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e STEAM (acrônimo em inglês para Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Área de negócios dedicada à educação da Positivo Tecnologia S.A., conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em ecossistema único. Veja mais no site do Educacional
POR: Drone Comunicação