Elon Musk agiu de forma errônea ou correta com a demissão em massa?

por Luciana Biano

Veja 4 dicas de especialista para o profissional se aperfeiçoar na carreira

Depois de cinco meses, e muita especulação, Elon Musk comprou o Twitter pelo valor de US$44 bilhões de Dólares, equivalente a R$221 bilhões de reais, a venda causa muita especulação sobre quais serão as mudanças que o novo dono fará na plataforma, e não demorou muito para aparecer a primeira notícia sobre o ocorrido:  o Twitter fez uma demissão em massa que afetou todas as áreas da empresa, na última sexta-feira (5). 

Cerca de metade de seus 7,5 mil funcionários foram demitidos, impactando também na operação do Brasil. Ter uma vaga no mercado de trabalho não significa ter estabilidade na carreira, já que por algum momento, pode ocorrer eventualidades que implicam no corte de funcionários. 

“Muitos profissionais qualificados que saem de uma grande instituição começam a procurar emprego logo em seguida, aumentando a competitividade no mercado. E, com isso, para contratar um funcionário, as empresas estão mais exigentes com o grau de experiência e qualificação do candidato. Por isso, é importante sempre ficar atento às possibilidades de evoluir na carreira”, diz  Rogério Silva, CEO do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos).

Para o funcionário se manter na empresa, é importante continuar buscando novos conhecimentos, mesmo depois da faculdade. Segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), jovens que fizerem curso profissionalizante, a chance de conseguirem um emprego é 48% maior do que as pessoas que não fizeram.

Antes de serem demitidos, os funcionários do Twitter não tinham certeza se continuariam na empresa, mas foram avisados se os cargos foram afetados através de uma mensagem pessoal enviada por e-mail, classificadas em 3 categorias:

  • Desligamento da função;
  • Continuação no cargo;
  • Sem resposta – neste caso o colaborador precisou reportar um e-mail pedindo resposta para a empresa.

Resultado da demissão em massa:

Dentre as áreas afetadas com a demissão em massa foram: Comunicação, Curadoria de Conteúdo, Direitos Humanos e Ética de aprendizado por máquina, além de algumas pessoas que trabalham no setor de produtos e engenharia. Quando perguntado o motivo da demissão dessas pessoas, Elon Musk disse que o Twitter estava perdendo receita publicitária por causa de “ativistas”. 

Essa situação gerou críticas ao empresário, mas existem algumas pessoas que entendem o lado da empresa, compreendem que é comum que aconteçam mudanças por uma liderança nova que gera um aumento de rotatividade.

De acordo com o Índice de Confiança Robert Half, do primeiro semestre de 2022, apontou que o percentual de demissões são divididas nas seguintes categorias: iniciativa do contratado (47%); iniciativa da empresa (sem justa causa) (44,1%). No dia 07 de novembro, o termo “demissão em massa” – na categoria Twitter apresentou um percentual de 93%. 

De fato, a demissão em massa pode acontecer por diferentes motivos, que vão desde o gerenciamento de uma crise financeira, até a fusão de diversas áreas ou empresas. Mas para lidar com o procedimento, o RH e o departamento pessoal devem estar atentos à legislação, a fim de garantir a melhor forma de conduzir o processo. É importante ressaltar que independente do desligamento em uma empresa, seja em massa ou individual, deve ser feito de forma humanizada. Isso porque a demissão afeta a autoestima dos profissionais, causando impactos negativos na cultura organizacional e na vida do colaborador que é desligado.

Após demitir cerca de 3.700 pessoas, considerando números globais, o Twitter voltou atrás, entrou em contato com vários funcionários pedindo para que voltem aos postos de trabalho, pois suas habilidades são úteis para desenvolver novos recursos planejados por Elon Musk.

Para que profissionais de todas as áreas possam se aperfeiçoar às vagas no mercado de trabalho e seguirem de acordo com as tendências e demandas do mundo dos negócios, Rogério Silva, CEO do Cebrac, cita 4 dicas essenciais: 

1 – Utilize tecnologia para crescer profissionalmente: Qualquer profissional que entende o básico sobre o uso da tecnologia pode se destacar no mercado de trabalho, nesse caso não se trata de saber usar ferramentas complicadas, mas sites já conhecidos como redes sociais, onde profissionais possam conseguir visibilidade profissional.

2 – Mantenha boas relações: Fazer networking é fundamental para qualquer profissional, não apenas para saber sobre novas vagas, mas para trocar conhecimentos. 

3 – Entenda o que o mercado está pedindo: Para conseguir se manter relevante no mercado profissional é fundamental saber quais são as principais demandas dentro da área de atuação. Desta forma, é possível se antecipar na busca por conhecimento que renderá oportunidades no futuro.

4 – Tenha iniciativa: Tomar iniciativa na busca por emprego é fundamental para encontrar uma vaga, pois essa postura é muito valorizada pelas empresas.

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SOBRE O CEBRAC

No CEBRAC você vai além do conhecimento técnico e específico. A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevê a interdisciplinaridade nas aulas e vê no aluno a capacidade de conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional. O CEBRAC possui 27 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

POR: Queissada Comunicação

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