Jovens da periferia e as barreiras para a conquista no mercado de trabalho

por Luciana Biano

Dados publicados pela OrganizaĂ§Ă£o Internacional do Trabalho neste mĂªs de agosto mostram que o desemprego entre os jovens atinge 14,9% da populaĂ§Ă£o, que varia de 18 a 29 anos. Esse Ă© o recorde mundial segundo a entidade. O que tambĂ©m Ă© preocupante Ă© a alta taxa de jovens que nem estudam e nem trabalham, que estĂ¡ em 23%.

Essa divulgaĂ§Ă£o descreve todas as classes sociais do Brasil, porĂ©m analisando a situaĂ§Ă£o real dos jovens das periferias isso nos assusta ainda mais. As empresas se predispõem a contratar esses funcionĂ¡rios sempre sob o regime de estĂ¡gio, o que Ă© uma barreira para essa populaĂ§Ă£o na qual a adesĂ£o Ă s faculdades particulares ainda Ă© muito baixa, apesar das cotas terem aumentado.

Com a evasĂ£o escolar causada pela pandemia de Covid-19 nesses Ăºltimos dois anos, o acesso Ă s Faculdades Federais foi brutalmente impactado na periferia, pois a populaĂ§Ă£o se viu sem recursos para os estudos, como computadores, conexĂ£o de internet ou atĂ© mesmo, celulares sem acesso aos aplicativos que estavam sendo utilizados naquele momento de forma remota ou mista.

Geralmente, cabe algumas exceções, os jovens perifĂ©ricos iniciam suas carreiras no subempregos, pois precisam auxiliar no sustento de sua famĂ­lia de forma prematura. Em minhas experiĂªncias anteriores em startups sociais, vi que a maioria dos jovens nĂ£o tinham dinheiro para pagar o Ă´nibus para ir atĂ© o trabalho ou atĂ© mesmo marmita para almoçar, dividiam um cĂ´modo com famĂ­lias numerosas.

Acredito que as empresas precisam incentivar e valorizar os jovens, a apostar no potencial, investir nos treinamentos e propiciar benefĂ­cios para que eles possam ter a inserĂ§Ă£o no mercado de trabalho com empregos que dĂ£o acesso ao que em casa eles nĂ£o teriam.

Com esse pensamento, sou mentora da Li.belo, projeto idealizado pela Fabi Baraldi materializado atravĂ©s de um curso sobre o meio da propaganda, que atende e pretende capacitar jovens a terem uma visĂ£o global de todas as vertentes da publicidade, criaĂ§Ă£o, produĂ§Ă£o, mĂ­dia e conteĂºdo. O projeto Ă© para quem busca oportunidade, mas tem pouco acesso, eles serĂ£o orientados e indicados para o mercado de trabalho, em cargos com posições jĂºniores.

O que falta na vida desses jovens Ă© a chance de serem enxergados, de serem lapidados e de terem o crescimento pessoal e profissional necessĂ¡rio para encarar os desafios do mercado de trabalho. É preciso que as empresas devolvam ao cenĂ¡rio atravĂ©s do compartilhamento de conhecimento que adquiriram anteriormente, para que o cĂ­rculo do aprendizado nĂ£o acabe jamais.


*Dani Ă© inspiraĂ§Ă£o para mulheres negras com sua trajetĂ³ria de trabalho. Executiva de mĂ­dia com 20 anos de experiĂªncia trabalhando em empresas de mĂ­dias internacionais gerenciando escritĂ³rios na AmĂ©rica Latina. Trabalhou metade de sua carreira em grandes agĂªncias de publicidade, como Havas, Isobar e DDB e outra metade em fornecedores de mĂ­dia gerenciando grandes estruturas comerciais.

Por Dani Benoit*

POR: Alma 360

Deixe um comentĂ¡rio

* Ao usar este formulĂ¡rio, vocĂª concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.