Marca Seara passa por evolução e desenvolve estratégia de comunicação para se conectar ainda mais com seus consumidores

por Luciana Biano

Evolução da marca celebra as conquistas e projeta Seara para os próximos anos; revelação aconteceu na estreia da marca no BBB 24

Seara, reconhecida pela inovação, sabor e qualidade superior, apresentou sua evolução de marca. Com investimentos em inovação, pesquisa e desenvolvimento, inteligência e tecnologia, a marca consolidou, em 2023, sua liderança em Market Share de Carnes Congeladas, Hambúrguer, Pratos Prontos e Bacon*. A evolução na identidade visual, ícone, logo e embalagem celebra todos os resultados que a Seara alcançou nos últimos 10 anos da marca junto ao grupo JBS.

“De 2013 para cá havíamos feito algumas pequenas mudanças na marca, mas nada tão significativo quanto fizemos agora. Apresentamos um novo logo e um ícone ainda mais forte que mostra os raios de sol “extrapolando” os limites, reforçando a liderança da marca, a qualidade e o protagonismo. No ponto de venda (PDV), a Seara terá ainda mais destaque. Nossa cor laranja, presente na marca desde 2016, está ainda mais vibrante. De fato, uma Seara que surpreende novamente”, explica Tannia Bruno, diretora de marketing da Seara. 

As embalagens apresentam agora um novo design, onde os produtos ganham mais visibilidade e as informações estão dispostas de forma mais clara. “Além do logo, evoluímos também nas embalagens. Elas vêm com QR codes que direcionam o consumidor a ter mais informações sobre os alimentos como o modo de preparo, receitas, dicas, campanhas, promoções e games. Com essa evolução, reforçamos nosso papel de liderança em inovação e surpreendemos o mercado, mostrando, como sempre, que estamos prontos para o futuro”, afirma Tannia. 

A Seara também inovou com uma parceria inédita e exclusiva com a Amazon para que os consumidores possam buscar por receitas com a Alexa. A cada pedido para a plataforma, sugestões de receitas com produtos Seara são apresentadas.

Revelação no BBB 24

A Seara segue pelo 5º ano consecutivo como parceira do Big Brother Brasil e são dois fatores que levam a marca a se manter como patrocinadora: o fenômeno que o programa continua sendo e a busca constante da marca por entrar em conversas orgânicas. Esses dois pontos reforçam a premissa da marca de falar sobre o amplo e diversificado portfólio e tornar essa conversa ainda mais próxima com os consumidores. Na estreia da marca na edição deste ano, em uma disputa de líder, prova desenvolvida em parceria com a Globo e a WMcCann, além de apresentar a evolução da marca, a Seara deu início a sua campanha onde mostra a versatilidade e atributos da Salsicha Hot Dog Seara.

 “A Seara é uma marca muito próxima aos consumidores. Buscamos estar onde eles estão e identificamos o Big Brother Brasil como um grande canal de comunicação com nosso público. Além de ser um programa extremamente diverso, que nos permite falar sobre os mais diferentes assuntos, nos deparamos, ao longo dos cinco anos de participação, com um retorno expressivo em relação ao nosso negócio”, diz a executiva.

Antes mesmo de sua estreia na atração, a marca já era a mais comentada nas redes sociais. Em sua primeira ação no reality, alcançou mais de 50 mil menções nas redes sociais. Além disso, destacou-se nos Trending Topics do X (ex-Twitter), com a hashtag #Seara alcançando a terceira colocação. A dinâmica contou ainda com as influenciadoras Sarah Andrade e Amanda Meireles, do squad da Seara, amplificando a conversa no digital. A #DOCSEARA COM BBB alcançou o primeiro lugar do ranking. 

A repercussão positiva não se limitou apenas às redes sociais, refletindo-se também no tráfego do site, que atingiu um pico de 13 mil acessos. O impacto foi ainda mais expressivo nas buscas online, com um aumento de 550% nas pesquisas relacionadas à Salsicha Seara. Os dados são do Relatório Radar BBB, apresentado pela WMcCann. 

Além de provas eletrizantes e ativações de marca no BBB24, a Seara preparou uma promoção que distribui prêmios semanais de geladeiras e vouchers de produtos Seara, além de R$ 100.000,00 para 5 consumidores, e levá-los com acompanhante para um almoço na casa mais vigiada do país após o final da edição.

“Essa promoção foi criada a partir do monitoramento de conversas da audiência do BBB nas redes sociais, quando percebemos que as pessoas associavam a geladeira e os produtos consumidos no programa, com as suas casas. Pensando nisso, a Seara resolveu atender a pedidos, premiando os consumidores com geladeiras cheias, além de levá-los a uma experiência surpreendente na casa do BBB”, finaliza Tannia.

A promoção “Seara te leva pro VIP do Big Brother Brasil” teve início em 17 de janeiro de 2024 e vai até o final do programa. Ela tem uma mecânica simples para participar: basta cadastrar o código de barra de qualquer produto site Seara (www.seara.com.br) ou WhatsApp (11) 5043-6844 – reforçando que as salsichas Seara valem o dobro de pontos – e torcer para ser sorteado. 

* Total Brasil ina+c&c – ytd’23 – dez/jan’23 até out/nov’23 

Sobre a Seara

Presente há mais de 65 anos nos lares brasileiros, a Seara tem um dos portfólios mais diversificados do setor de alimentos – com opções que vão de proteína animal (frango e suínos) a pratos prontos, margarinas, pizzas, frios, lanches prontos, embutidos e proteína vegetal, essa última representada pela linha Incrível Seara, líder em seu segmento. Completam o portfólio global as marcas Seara, Seara Gourmet, Seara Nature, Seara DaGranja, Seara Turma da Mônica, Big Frango, Marba, Massa Leve, Doriana, Primor, Delicata, Salada, entre outras. Atualmente, a empresa conta com milhares de produtos ao redor do mundo. Exporta para mais de 140 países e possui certificações internacionais de excelência em produção. Atualmente, a empresa conta com mais de 1.500 produtos ao redor do mundo (700 SKUs no Brasil), nos segmentos de aves e suínos (congelados e in natura), industrializados, alimentos preparados, embutidos, food service e margarinas. 

A Seara Alimentos foi adquirida em 2013 pelo grupo JBS, são mais de 95 mil funcionários, 22 unidades de produção de Alimentos Preparados, 8 unidades de processamento de suínos, 31 unidades de processamento de aves e 18 centros de distribuição. Desde então a marca está em franca expansão. Ao longo dos anos, a Seara expandiu seu portfólio, atingiu indicadores destacáveis, e alcançou a liderança em diversas categorias do setor de alimentos.

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