Repaginação do Frango Assado atrai clientes e já mexe o ponteiro do Grupo IMC

por Luciana Biano

Com foco em melhorar a experiência dos consumidores, rede conquista percentual mais alto de venda nas mesmas lojas dentre as marcas IMC, em 2023

A Rede Frango Assado, complexo de restaurantes e serviços há mais de 70 anos nas principais rodovias de São Paulo, teve destaque no resultado anual do Grupo IMC, uma das maiores empresas de serviços de alimentação do Brasil, que, além do Frango Assado, opera também bandeiras como KFC e Pizza Hut.

De acordo com os números divulgados no último balanço de 2023, os restaurantes das rodovias chegaram a crescer 11,8% nas vendas em mesmas lojas ao longo de todo o ano passado – um aumento de R$ 283 para R$ 316 (milhões) -, e 8,2% entre os meses de outubro a dezembro, alcançando o maior percentual nesses dois períodos, em comparação com outras marcas do Grupo. Segundo ainda uma pesquisa de mercado realizada pela empresa Provokers, a rede também mantém uma consideração de marca de 73%, comparada aos 67% da concorrência no último ano.

A marca atribui o bom resultado a melhoria operacional e a uma oferta variada de produtos e serviços, mas, além disso, destaca os investimentos na infraestrutura das lojas (reformas) e tecnologia, com a instalação de totens de self checkout e a aposta no programa de benefícios e fidelização, Fran-GO!. “Todas essas mudanças, por fim, resultam em uma experiência mais agradável para o nosso cliente. Por isso, a expectativa é ampliarmos essas melhorias em 2024”, explica Alexandre Santoro, CEO do Grupo IMC.

Santoro contextualiza ainda que “quando o viajante chega a uma loja com visual moderno, estruturas renovadas, opções de atendimento rápido e ofertas exclusivas, é natural que ele queira retornar à unidade em outras oportunidades, o que justifica o crescimento em Venda nas Mesmas Lojas (SSS) no último ano”. Além disso, o App Fran-GO!, foi um dos grandes protagonistas do período, com crescimento de 65% no número de downloads em relação ao terceiro trimestre de 2023 e alcançando a marca de 250 mil clientes cadastrados, de modo que a plataforma já responde por 8% das vendas nos restaurantes.

Ainda em linha com a proposta de oferecer aos clientes a melhor experiência em produtos, sem abrir mão da qualidade e tradição dos alimentos, o Grupo IMC investiu também na verticalização de itens da rede Frango Assado. De acordo com os resultados do 4T23, 68% do volume vendido foi produzido na cozinha central do Grupo IMC, localizada em Louveira, interior de São Paulo. Fazem parte destes produtos o famoso pão de semolina, a coxinha e o pão de queijo, entre outros.

O Frango Assado possui, além dos 24 restaurantes, 17 postos de gasolina, que visam trazer mais segurança e comodidade aos clientes. A rede fechou o ano com receita líquida de R$ 644,7 milhões, referente aos postos de combustível e restaurantes da marca. Apenas no quarto trimestre de 2023, o valor foi de 173,8 milhões.

Sobre o Frango Assado

Fundada em 1952, a rede de postos e restaurantes Frango Assado nasceu como uma barraca de frutas pela família Mamprin, na Via Anhanguera, em Louveira, e tornou-se uma das maiores operadoras de praças de serviços rodoviários do estado de São Paulo. Hoje, o Frango Assado conta com 24 lojas próprias, instaladas majoritariamente em rodovias do estado de São Paulo e Minas Gerais. A marca se destaca por ser uma conveniência completa com lanchonete, restaurante, padaria, minimercado, postos de gasolina, banheiros e muito mais. Em setembro de 2008 foi adquirida pela International Meal Company (IMC).

Sobre a International Meal Company

A International Meal Company (IMC / B3: MEAL3) é uma das maiores empresas do varejo de alimentação com origem e atuação na América Latina e Estados Unidos. A Companhia contempla em seu portfólio marcas próprias e franqueadas, como Frango Assado, KFC, Pizza Hut, Viena, Batata Inglesa, Brunella, Margaritaville, entre outras. Atualmente, o grupo emprega globalmente mais de 12.000 colaboradores em operações distintas, como shoppings, centros comerciais, rodovias, hospitais, aeroportos e catering. Em 2023, a IMC acumulou receita líquida de R$ 2,3 bilhões.

Related Posts

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.