O influenciador Athos Rapone Haas iniciou seu canal no primeiro ano de pandemia com conteúdo sobre games. Aos poucos, foi se tornando conhecido por meio de vídeos que viralizaram.
O que Athos não sabia é que, 4 anos depois, ele seria um dos mais influentes nomes desse mercado, movendo multidões com conteúdos sobre Minecraft, seu jogo de escolha para conversar com o público de quase 8 milhões de inscritos em seu canal do YouTube – o Athosgamer.
Athos, entretanto, não para por aí e conquista gamers por onde passa: são 667 mil inscritos em seu canal secundário, também no YouTube; 126 mil seguidores no Instagram; 171,5 no TikTok; e 8 mil no X (antigo Twitter). Somando toda essa expressividade e onipresença, Athos tem um total de quase 10 milhões de fãs de seu trabalho (usuários das redes podem estar sobrepostos e o seguirem em mais de um canal). Entre os fãs estão crianças, adolescentes e adultos, estes últimos, muitas vezes, acompanhando os filhos em eventos nos quais o influencer comparece – como tardes de autógrafos e meet and greets.
No entanto, esse crescimento tão rápido tem um lado desafiador: no início, Athos não sabia exatamente como fazer para perpetuar sua marca no mercado. E foi aí que seu caminho se cruzou com o da Curta, um hub voltado a criar estratégias multiplataforma para atender grandes influenciadores de todo o Brasil.
“Quando eu comecei, eu não sabia quais seriam os próximos passos para mim, eu apenas gravava meus vídeos, entendia o que funcionava para repetir e postava em meus canais”, explica Athos.
Com o apoio da Curta para criar sua estratégia de trabalho na Economia Criativa, Athos conseguiu profissionalizar-se, conforme conta: “agora tenho uma marca, vendo publicidade quando realmente faz sentido para meu canal, tenho um contato em múltiplos canais com os meus fãs e sinto que meus vídeos se tornam cada vez mais consistentes, possuem um objetivo claro e uma narrativa linear necessária para cativar o meu público”.
Essa dificuldade de comercializar a marca, de acordo com Pedro Gelli, sócio fundador da Curta, é comum para muitos influenciadores que crescem de maneira meteórica. “O crescimento veloz não consegue acompanhar a quantidade de informações que se precisa absorver sobre o mercado de Economia Criativa e é justamente para dar o apoio necessário nessa seara que criamos a Curta”. Gelli, que além de empresário, é influenciador há mais de 10 anos, inclusive compara sua história à de Athos.
“Quando meu canal estourou eu não tinha esse conhecimento ou apoio, portanto, eu precisava vincular uma quantidade muito grande de vídeos para manter meu engajamento e o contato com o público, já que ele era feito de maneira mais amadora”. Ao comercializar melhor sua marca, um influenciador passa a contar com o apoio para construir uma imagem da marca, que junto a imagem da pessoa por trás daquele canal, se torna muito mais forte e com crescimento muito maior. Essa é uma maneira, de acordo com Gelli, de tornar a imagem da marca duradoura, mantendo e, inclusive, aumentando a receita vinculada a ela. “É a construção de uma base sólida e segura para essa pessoa”.
Ainda de acordo com Gelli, que analisa o momento de Athos, caso ele decidisse fazer metade dos vídeos que faz, sua marca seguiria forte, já que não é pautada apenas nesta ferramenta de trabalho. A imagem de Athos, inclusive, está muito longe de ser apenas trabalhada em seu canal. Licenciamento de produtos, como bonecos articulados e cadernos, venda de skin no marketplace Minecraft, participação em eventos nacionais e internacionais e publicidade para marcas expressivas são algumas das atividades que a Curta já geriu para o influencer. “Uma das mais marcantes experiências que tive nos últimos 4 anos foi cobrir a Gamers8 em 2023, maior feira de jogos e e-sports do mundo, em Ryadh, Capital da Arábia Saudita. O engajamento que conquistei foi excelente”, conta Athos que, além de produzir conteúdo para as redes sociais contando sobre os detalhes da viagem dentro e fora do evento, ainda fez lives para sua audiência gamer no YouTube in loco.
Desde que iniciou seu trabalho com a Curta, o YouTube é a linha de receita que mais cresceu, conforme conta Athos. Ainda assim, como Gelli deixa claro, o mérito desse sucesso não é apenas da Curta. “Nós ajudamos os influenciadores a aumentarem sua visibilidade e receita, mas o sucesso depende mais deles do que de nós. Conseguimos orientar as carreiras no caminho certo e tirar a maior quantidade possível de insumos para que apoiemos o crescimento sustentável, mas quem vai fazer o trabalho no dia a dia com o público e gerar os resultados é o influenciador, com seu carisma e potencial únicos”, conta o empresário.
Diante de todo esse sucesso, os planos para 2024 preveem a expansão do recém criado canal em espanhol (@athosesp), que já possui 2 milhões de inscritos no YouTube e utiliza clonagem da voz do próprio Athos, por meio de inteligência artificial, para traduzir os vídeos. O influencer prevê que em breve terá canais em outros idiomas, ampliando e diversificando seu público.
Com uma gama de produtos licenciados, o influenciador também pretende expandir ainda mais sua presença no mercado e atingir mais pontos de venda. Somente no ano passado, Athos vendeu 40 mil bonecos. O empresário da Curta apoia o planejamento e reforça que o licenciamento hoje é um caminho sem volta.
“É muito palpável o sucesso do mercado de licenciamento de produtos de influenciadores. Essa nova geração de YouTubers, da qual o Athos faz parte, entrou de forma consistente nesse mercado, o que ajudou a tornar os produtos disponíveis em milhares de pontos de vendas no Brasil todo. Não há dúvidas de que o licenciamento está revolucionando o varejo brasileiro e o Athos está sendo parte ativa deste movimento”, finaliza Gelli.
Foto: Divulgação.