Marca está com seis espaços de ativações e é uma das parceiras do estande do ID_BR, que promove debates sobre racismo e cultura no festival

A Americanas — e-commerce oficial do Rock in Rio Brasil 2022 — está contribuindo para a realização de um festival muito mais diverso e sustentável, com a promoção de ações e debates sobre temas como diversidade, questão racial e uso consciente dos recursos naturais na Cidade do Rock. Com estandes que respeitam as melhores práticas socioambientais, como a gestão inteligente de resíduos sólidos, recursos de acessibilidade e o uso de sacolas e utensílios sustentáveis, a marca leva ao evento sete tuk-tuks elétricos que fazem parte da frota com zero emissão de carbono da companhia. Desde o primeiro dia do festival, os veículos estão sendo grafitados no local por artistas de projetos apoiados pela companhia

“A Americanas não podia ficar de fora dessa grande comemoração que é o Rock in Rio. E, como marca presente na vida dos brasileiros há tantos anos, não podemos apenas fazer parte. Precisamos fazer a nossa parte. Queremos reafirmar o nosso propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas. Somar cultura, somar vozes e somar ação”, comenta Washington Theotonio, CMO da Americanas S.A..

Além dos debates no estande do ID_BR, a parceria com a instituição incluiu o letramento racial para todas as pessoas que estão trabalhando nos espaços da Americanas ao longo do evento. A parceria integra a frente social da estratégia de sustentabilidade da Americanas S.A., que iniciou recentemente a jornada de letramento de todos os mais de 40 mil associados e associadas da companhia em todo o País, e tem o objetivo de promover um ambiente livre de discriminação racial também no festival.

“Essa parceria entre ID_BR e Americanas S.A. inaugura esse momento em que a empresa fortalece suas ações afirmativas. Quando uma empresa desse porte se levanta para a pauta racial, todos se erguem juntos com ela e nós seguiremos apoiando essa jornada pelo Sim à Igualdade Racial”, diz Tom Mendes, diretor financeiro do ID_BR.

Olhar responsável nos estandes — Nesta edição, a Americanas também prioriza a acessibilidade de todos os públicos em seus espaços, trazendo soluções como piso podotátil, elevadores que facilitam o acesso aos três andares do estande próximo ao Palco Mundo, placas, diretórios táteis, cabines de acessibilidade e treinamento especializado para a equipe presente no festival. Além disso, todos os resíduos produzidos nos estandes vão virar matéria-prima para fábricas de cimento e combustível em forma de óleo, gás e carvão. Os espaços da Americanas também possuem lixeiras seletivas no backstage e sacolas de papel na loja física do evento, a fim de reduzir a quantidade de materiais não recicláveis no festival e dar a destinação correta ao lixo gerado.

Arte e impacto socioambiental — A Americanas leva sete tuk-tuks elétricos à Cidade do Rock para serem grafitados por artistas de favelas do Rio de Janeiro. Os veículos fazem parte da frota ecoeficiente da Americanas, com zero emissão de carbono, e contribuem para a meta da companhia de ser carbono neutro até 2025. Na ação, os grafiteiros, que têm suas histórias contadas no site e redes sociais da Americanas, personalizam os veículos com pinturas relacionadas a projetos socioambientais da marca. Os tuk-tuks estilizados serão incorporados à frota de entregas da Americanas nos anos seguintes, como um legado do evento e da iniciativa.

Além da ativação, a marca ainda está distribuindo brindes sustentáveis para o público, como toalhas seca rápido e pochetes. Os produtos são confeccionados por mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica da ONG OrientaVida, instituição que vende seus produtos no americanas social marketplace da Americanas, com 100% do lucro revertido para a causa. As toalhas são distribuídas para o público no gramado e as pochetes na área VIP do festival. Os canudos utilizados no estande da Americanas são de silicone e reutilizáveis.

“Se a gente parar para pensar que somos milhões de brasileiros e pessoas de outros lugares do mundo, juntos, sem distinção, livre de preconceitos e abertos a ver e ouvir, a gente consegue transformar essa experiência em impacto positivo”, afirma Washington.

Confira abaixo os artistas e convidados para as ativações da Americanas no Rock in Rio Brasil 2022:

Grafite em tuk-tuks elétricos: 

  • 08/09: Malu Vibe [@maluvibe]. Tema: Americanas Na Favela
  • 09/09: Marcio Swk [@marcioswk]. Tema: Combate às mudanças climáticas
  • 10/09: Smael [@smael_smile]. Tema: Amazônia
  • 11/09: Leandro Ice [@leandroice]. Tema: Pauta Racial

Rodas de conversas no Espaço ID_BR: 

08/09 — 16h 

Tema — O Ubuntu como prática de vida (Americanas)

Host — Luana Génot

Convidados: Gilson Rodrigues, Leandro Ice e Mariana Araújo

09/09 — 15h 

Tema — Arte é poder! Territórios marginalizados e a música

Host — Tom Mendes

Convidados: Dudu Mc e Lukinhas

POR: INPRESS

Crédito Bernardo Britto – Avocado Mídia

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Categorias
[instagram-feed feed=1]