Diante de tantas opções nas prateleiras, fica difícil escolher aquela que vai ajudar em uma alimentação mais equilibrada; por isso, entender as informações que estão nos rótulos é essencial na hora da escolha. Para ajudar nesta tarefa, a nutricionista Fernanda Monteiro, parceira da Campo Largo, preparou um guia que explica de forma simples os ingredientes utilizados na produção de bebidas e como eles aparecem nas embalagens
Quem nunca parou em frente a uma prateleira e gastou alguns minutos na escolha do produto tentando entender o rótulo que atire a primeira pedra! É muito comum surgirem dúvidas sobre os ingredientes descritos nos rótulos das embalagens, principalmente se o intuito é ter uma alimentação mais equilibrada. E isso não é diferente quando o assunto são sucos e chás.
Pensando nisso, a Campo Largo, empresa referência no mercado de bebidas naturais, convidou a nutricionista Fernanda Monteiro para explicar o significado dos principais componentes indicados nas embalagens de bebidas consideradas saudáveis a fim de auxiliar quem deseja fazer compras mais consciente. Confira!
:: GUIA PRÁTICO
Potássio: ele é um dos sais mineraisfundamentais para o bom funcionamento do organismo, auxiliando na saúde cardiovascular, circulação sanguínea e no controle da hipertensão. “É uma ótima fonte de energia e pode ajudar, inclusive, na prevenção de dores como cãibras”, comenta.
Magnésio: mineral importante e bastante benéfico ao corpo, ajuda no alívio de dores musculares e azia, na prevenção da osteoporose e consegue controlar os níveis de açúcar presentes no sangue. “O magnésio consegue, até mesmo, melhorar o nosso humor. Ele está relacionando com a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a diminuir a ansiedade e a controlar as oscilações de humor”, relata Fernanda.
Fósforo: segundo mineral em maior quantidade no corpo humano, o fósforo atua no metabolismo muscular e no sistema nervoso. “Um adulto saudável deve consumir cerca de 700mg do mineral por dia”, alerta a profissional. Isso porque, a falta do fosforo no organismo pode causar problemas como dores ósseas, taquicardia, perda de memória e problemas metabólicos.
Manganês: ajuda a regular o metabolismo e a controlar a glicose no sangue, mantendo o índice glicêmico estável. “De maneira indireta, é um ótimo aliado para evitar o surgimento de problemas cardiovasculares”, explica Fernanda. O mineral também ativa as enzimas do corpo, responsáveis pelo crescimento de toda a estrutura óssea do corpo humano, e auxilia na absorção de nutrientes, como a vitamina E.
Fibras Alimentares: elas auxiliam na manutenção da flora intestinal, diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e açúcares, não fornecem calorias e causam sensação de saciedade prolongada.
Vitamina E: nutriente com ação antioxidante e anti-inflamatória, impedindo o envelhecimento precoce das células do corpo. “A Vitamina E também possui uma ação protetiva, prevenindo o aparecimento de rugas e diminuindo o risco de desenvolver doenças, como câncer e Alzheimer”, ressalta.
Vitamina C: são diversos os benefícios que a Vitamina C proporciona, desde o reforço a imunidade e o combate do envelhecimento da pele, até o combate ao estresse e a melhora do bom humor.
“Sempre que as informações não estiverem de maneira tão clara no rótulo, vale entrar na internet e conferir o significado antes de levar o produto para casa. É uma forma de garantir que a bebida ingerida atenda as necessidades de quem está comprando”, indica a especialista. Fernanda Monteiro ainda comenta que, quando o produto é voltado, de fato, para uma alimentação equilibrada, fica mais fácil de entender as informações nutricionais. “Quando o produto tem essa proposta, ele já traz nomenclaturas conhecidas pelo público que pratica hábitos mais saudáveis; além de ser termos que o público mais leigo também tem afinidade”, finaliza.
POR: bcbiz.