São Paulo Restaurant Week lança 32ª edição e segue até 19 de maio em mais de 160 casas com menus completos a preços fixos

por Luciana Biano

O maior festival gastronômico da América Latina está de volta à capital paulista. A expectativa é impactar mais de 200 mil pessoas de 19 de abril a 19 de maio

Os amantes da boa gastronomia já estão prontos para uma maratona de experiências saborosas. De volta em sua 32ª edição, a São Paulo Restaurant Week acontece de 19 de abril a 19 de maio em mais de 160 restaurantes renomados da capital paulista e de diferentes cidades da Grande São Paulo. Durante o festival são oferecidos menus completos (com entrada, prato principal e sobremesa) a preços fixos de R$54,90 a R$149,00. Em um mês, pratos dos mais variados tipos de cozinha podem ser degustados, desde a tradicional comida brasileira, passando pela italiana, japonesa, contemporânea, argentina, mediterrânea e francesa, passando pelos temperos marcantes da cozinha asiática, até os pratos autorais.

Com o tema, “Revolução Vegetariana”, o evento incentiva os restaurantes participantes a trazer opções de pratos vegetarianos em seus menus week, para que o público tenha a oportunidade de refletir sobre o seu consumo e o impacto de suas escolhas diárias no mundo. “Nosso objetivo é democratizar a boa gastronomia. Assim, as pessoas têm a chance de saborear pratos genuínos e culturais nos restaurantes que sempre tiveram vontade de visitar. Tudo isso por um preço fixo e em uma experiência completa e singular”, explica o idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis

“Em um grupo de amigos sempre tem uma pessoa vegetariana, vegana ou flextariana”, explica o sócio-fundador da AGN Consultoria e Negócios – especializada em alimentos plant based – Alberto Gonçalves. “O canal food service, entre eles os restaurantes, precisa estar preparado para atender o público que busca pratos sem proteína de origem animal”, acrescenta. De acordo com ele, com as inúmeras opções de alimentos análogos à origem animal, como ovo, carne de boi, de frango, embutidos, muitos produtos lácteos e até camarão, o Brasil já atende a demanda dessa população, no entanto, a criatividade dos chefs também precisa ser levada em consideração na criação de pratos com alimentos fresh food, por exemplo. 

Opção de prato do restaurante La Fortuna, um dos participantes da edição. Crédito: SPRW

Para garantir as melhores experiências, o festival conta com quatro categorias de menus no almoço e/ou jantar:

Tradicional: R$54,90 no almoço e R$69,90 no jantar.

Plus: R$68,90 no almoço e R$89,90 no jantar.

Premium: R$89,00 no almoço e R$109,00 no jantar.

Diamond: R$109,00 no almoço e R$149,00 no jantar.

Parcerias de Sucesso 

A 32ª edição da São Paulo Restaurant Week é apresentada pela rede de painéis digitais WE Super OOH. E alguns restaurantes selecionados oferecem harmonização especial aos menus com vinhos Cabriz, que escolheu rótulos reconhecidos por sua elegância, equilíbrio e complexidade para promover uma experiência completa aos consumidores. 

“Participar da São Paulo Restaurant Week é uma oportunidade única para a Cabriz mostrar sua afinidade com a gastronomia de qualidade e os bons momentos compartilhados à mesa. Como parte do Grupo Global Wines, a Cabriz se destaca como marca líder do Dão – uma das regiões vinícolas mais tradicionais de Portugal – e como referência mundial em vinhos. Nossa participação no evento reflete o compromisso com a excelência e a inovação na produção vinícola. Além da Cabriz, o Grupo também está presente com as marcas Monte da Cal, Quinta do Encontro e Casa de Santar – todas reconhecidas pela contribuição para a diversidade e qualidade do mundo dos vinhos. Juntas, essas marcas representam o melhor da tradição e da inovação vinícola, oferecendo uma experiência enogastronômica completa e memorável”, explica o responsável pelo marketing da Brasil Global Wines, Rafael Lira. 

Kikkoman, marca líder mundial na produção de molho shoyu, é apoiadora da edição e selecionou 20 restaurantes para criar um prato com produtos da marca em seu menu week. “É muito gratificante participar de um evento como esse e com um objetivo tão nobre quanto democratizar o acesso à restaurantes conceituados de São Paulo. Além disso, essa é uma grande oportunidade para desconstruirmos o mito de que shoyu só harmoniza com sushi, já que teremos pratos preparados com diversos ingredientes e de várias regiões”, afirma o embaixador da Kikkoman do Brasil, Roberto Shibakura. 

Os restaurantes selecionados para a ação com a marca de shoyo são: Bistrô Faria Lima, Braza, Café Journal, Califa Fresh Food Brooklin, Canton Moema Comida Peruana & Chinesa, Casa Brasileira Amazônia, Cena, Cicci, Filomena Café Bistrô, Kofi & Co, La Coppa Ristorante, Macondo Raízes Colombianas, Malibu Park (Aclimação, Vila Madalena e Santo André), Pato Rei (Berrini e Pinheiros), Quattrino, Sassá Sushi e Tato Mar & Grelha.  

Opção de prato do restaurante Dom Bernardo, um dos participantes da edição. Crédito: SPRW

Ampliando a divulgação e movimentando os restaurantes

São inúmeras as empresas que impulsionam o festival por onde ele passa, mas em destaque estão a RentBrella, a Remídia e a Fundação Visite São Paulo, que apoiam a edição e movimentam ainda mais a cadeia produtiva dos mais de 160 restaurantes participantes na capital e Grande São Paulo. E a Folha de S. Paulo está como media partner.  

Ação social

Fazer o bem e promover transformação social já é uma tradição da São Paulo Restaurant Week. A cada menu vendido durante o festival, é estimulada a doação de R$2,00 para o Projeto Chef Aprendiz, que aposta na gastronomia como ferramenta para capacitar jovens entre 17 e 20 anos em situação de vulnerabilidade social. 

“É muito importante para nós, que fomentamos o mundo da gastronomia, ajudar a criar novos chefs e impactar a vida de jovens que estão em situação de vulnerabilidade social. Ao aproximar, principalmente, as crianças e os adolescentes de boas oportunidades, preenchendo os períodos com atividades e práticas saudáveis, contribuímos para que se tornem mais autossuficientes, também melhorando as condições das famílias e das comunidades nas quais estão inseridos,” diz Fernando Reis.

“Ser projeto social beneficiado pela 32ª São Paulo Restaurant Week nos dá a possibilidade de aumentar a nossa rede, tanto com restaurantes que participam conosco da capacitação de centenas de jovens, quanto com milhares de pessoas que se deliciam durante o festival gastronômico,” afirma Beatriz Mansberger, fundadora do Chef Aprendiz. Saiba mais sobre o projeto em:  @chefaprendiz

Restaurantes Participantes

São 161 casas confirmadas por toda a capital paulista e a Grande São Paulo, que deixam a maratona gastronômica ainda mais saborosa. 

Menu Tradicional: Antipasti Amici, Bentoo Restaurante, Bistrô Faria Lima, Bite box – innside by Meliá São Paulo Itaim, Casa Brasileira Amazônia, Chez Vous, Cicci, Duas Terezas, Due Amici Cantina, Empório São João, Harrys Restaurante, Le Chuchu Bistrô Vegano, Macaxeira – unidades: Itaim, Moema, Morumbi, Perdizes, Pinheiros, Vila Mariana, Mestre Cervejeiro Pompéia, Othê Paellas Pepe, Pina, Pizzaria Paulino – Alameda Franca, Prime Beef, Ripito Cafeteria.

Menu Plus: Abbraccio – unidades: Anália Franco, Bourbon Shopping, Center 3, Lar Center, Market Place e Vila Olímpia, Atithi Indiano, Bawarchi Indiano, Brodo Ristorante, Café Journal, Califa Fresh Food – Brooklin, Calle 54 – unidades: ABC, Ibirapuera, Jardins e Plaza Sul, Camarões Restaurante. Cantón Moema e Pompéia – Comida Peruana & Chinesa, Cantón, Casa Dom Bernardo, Cena, Cervejaria Holy Water, Coco Bambu – unidades: Alphaville, Anália Franco, Anhembi,Granja Viana, Guarulhos, Haddock Lobo, JK Iguatemi, Market Place, Osasco, Santo André, São Bernardo, SP Market, Conceito – Eldorado, Conceito – Pátio Paulista, Condimento Café, Cuattro Estações, Dona Carmela, Em Brasa Bar & Parrilla, Filomena Café Bistrô, Forneria Maiori, Graça di Napoli, Guinza Sushi, H2 Club, Handz by Rodrigo Einsfeld – Itaim Bibi e Santana, Kofi & Co, L’Entrecôte de Paris – Itaim e Jardins,  La Fortuna, La Paella, La Parrilla, La Pasta & Formaggio, La Pergoletta – Campo Belo Itaim Bibi e Tatuapé, La Piadina Cucina Italiana, Macondo Raízes Colombianas, Malibu Park – Aclimação, Santo André e Vila Madalena, Matriz Bar & Choperia, Meliã – Restaurante Novedad Tatuapé, Misoya Rámen, OCA – Soluções Gastronômicas, Paella Rio Sampa, Pandan, Pato Rei – Berrini, Pato Rei – Pinheiros, Pecorino Plaza Sul, Rebouças e Tietê, Philippe Bistrô, Quattrino, Raizes Nordestinas, Rizz Restaurante – Moema, Sanremo, Sweet Mamma, Tappi Cozinha e Vinho, Tato Mar & Grelha, Tea Connection – Itaim Bibi, Jardins e Vila Madalena, Thaitai Brasil, Urban Café Journal, Verissimo – Pergamon Hotel, Viareggio Ristorante, Vino! Pinheiros, Zain Cozinha Árabe – Tatuapé.

Menu Premium: Aguzzo Cucina Italiana – Jardins e Moema, Bambu | Restaurante, Banana Verde, Bistrô L’Hotel, Braza, Buenas Carnes e Pasta, Cantina da Conchetta, Cão Veio – Alphaville,Tatuapé, Vila Madalena e Vila Mariana, Cipórestô, Daje Roma, De La Paix, Dibaco – Perdizes e Vila Nova Conceição, Don Carlini, Empório do Tuga, Foglia, Forneria San Paolo, GDM Thai, Gran Via by Meliá Paulista, Hub Food Art & Lounge, Il Piatto, La Coppa Ristorante, Marialva Cozinha Portuguesa, Pasta Nostra, Portucho, Quadrado Restaurante, Radisson Pinheiros, Rendez-Vous, Reserva Rooftop, Sassá Sushi, Spaghetti Notte, Taste It, Terraço Jardins, Varanda D.INNER Faria Lima, Varanda Jardins, Varanda JK Iguatemi, Vasto – Haddock Lobo, Venâncio, Vicoboim, Vino! Jardins.

Menu Diamond: Ecully, Jacarandá, Torero Valese.

Confira os detalhes dos menus e os dias de participação no festival de cada restaurante em restaurantweek.com.br e acompanhe @restaurantweekbrasil

Serviço

32ª São Paulo Restaurant Week

Data: 19 de abril a 19 de maio 

Saiba mais em: www.restaurantweek.com.br  e @restaurantweekbrasil

Sobre a Restaurant Week

Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 17 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, o festival movimenta e aquece o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.

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