Como a Copa pode impactar as ações de Marketing na Black Friday?

por Luciana Biano

66% dos brasileiros pretendem comprar algum produto ou serviço pensando na Copa

Estratégias de Marketing no varejo: Centauro e Nike devem faturar mais de R$ 250 milhões com a Copa do Mundo. (Imagem: Unsplash).

Com data marcada, entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, a Copa do Mundo está agitando o mercado em diversas áreas, época que será conciliada com a Black Friday, momento do mundo dos negócios em fazer mais com menos. De acordo com uma pesquisa recente do Google, 66% dos brasileiros pretendem comprar algum produto ou serviço pensando na Copa. 

Mesmo que o evento esportivo ocorra no Catar, a mais de 11 mil quilômetros de distância do Brasil, o mercado brasileiro não para de investir em campanhas de  marketing a fim de aproveitar essa visibilidade que é a nível internacional. A Copa já traz novidades em produtos e em campanhas, como a camiseta dos times. Segundo ainda o Google, 70% dos brasileiros pretendem comprar a camisa do Brasil.

A Copa pode impactar sobre as vendas da Black Friday de maneira positiva e ser uma grande aliada para reter mais lucratividade. “Quanto mais as empresas investirem em ações de marketing com foco no universo do futebol, maior a chance de relacionamento com os seus clientes. Unir o momento da Black Friday com ações voltadas à Copa, pode ser um grande gol para as  empresas, podendo, assim, gerar um crescimento exponencial para a sua marca”, ressalta Erivam Bandini, Sócio Diretor da Box Ideias, Agência de Marketing e Tecnologia. 

As estratégias de marketing e as campanhas publicitárias já estão a todo vapor. Segundo a pesquisa Pulso Copa, realizada pelo Google, apontou que o público brasileiro já está em aquecimento para a Copa do Mundo. Os dados revelaram que 65% dos brasileiros que assistirão à Copa de 2022 já estão engajados e consumindo notícias sobre a competição; 31% já se informam sobre o tema pelo Google/YouTube. Entre os pesquisados, 23% pretendem comprar roupas temáticas e 40% irão acompanhar os jogos com a família em casa. 

Com a intenção de compra de produtos e serviços durante a Copa em novembro, 57% dos consumidores brasileiros afirmam que a Black Friday deveria ser antecipada. Com o aumento de consumo nesta época, empresas apostam no marketing, em estratégias de vendas de modo físico e online. Muitos consumidores preferem empresas que possuem flexibilidade na hora da compra, como por exemplo, fazer compras através do e-commerce. Segundo o estudo “Market Review: tendências do e-commerce para 2022”, da Bornlogic e Opinion Box (Pesquisa de mercado online), a frequência de compras digitais cresceu 71% no último ano e, conforme os relatos dos entrevistados na pesquisa, 49% pretendem comprar mais pela internet ainda neste ano de 2022.

“Pensando nesse festejo mundial, muitas empresas pretendem também realizar estratégias de marketing durante o jogo, nos próprios ambientes. Assim acontece  com a nossa conta parceira, Mercado Fratello, onde iremos criar uma forte ação para a Copa, no qual a ideia é dispor entre os restaurantes/lojas, TVs para os consumidores assistirem aos jogos, e no ambiente interno permitir um espaço para trocas de figurinhas”, explica Erivam.

Neste segundo semestre, os brasileiros já estão em forte conexão com a Copa e querem aproveitar os descontos da Black Friday para irem às compras, conforme mostram os dados da pesquisa Google, abaixo:

1 – Preparando a casa: A compra de aparelhos eletrônicos está fortíssima, televisão aparece em destaque, com 37%;

2 – Entrando no clima da Copa: Camisa da seleção brasileira aparece, com 31%;

3 – Se preparando pra festa: Artigos para festa se destaca, com 47%;

4- Celebrando: Durante os jogos, pedir delivery de comida no app marca 63%.

Com a Copa do Mundo e a paixão do torcedor, será possível aquecer o mercado com boas campanhas de Marketing.

Sobre a Box Ideias:

A Agência de Marketing e Tecnologia, Box Ideias, com sede em Maringá-PR, foi fundada em 2016 pela parceria de três sócios, Raphael Oliveira, Rodrigo Prata e Erivam Bandini. Os empreendedores atenderam mais de 100 marcas como: Hypera Pharma, Engov, Mantecorp, Nesina, Neo Química, Vitasay, Tamarine, Amend, Smart Fit, Softys, Revest Acabamentos, Bolamel, entre outras, com um serviço B2B. A caixa de ideias expande e se transforma. A Box está em constante evolução, construção e relacionamento para oferecer as melhores metodologias de Marketing para as empresas de qualquer segmento, a fim de levar os melhores resultados pela soma das mídias e estratégias segmentadas (online ou offline). A Box Ideias possui as soluções de: Marketing de Performance, Criação de conteúdo, Gestão de tráfego pago, desenvolvimento e evolução de plataformas de e-commerce (principalmente VTEX) e Branding.

POR: Queissada Comunicação

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