O Dia das Crianças costuma movimentar o comércio brasileiro, principalmente em alguns segmentos. Um levantamento do IBEVAR – FIA Business School para a data mostra crescimento da popularidade dos jogos de tabuleiro, mas também revela grande influência da tecnologia nas escolhas de presentes para a criançada
Em um mundo cada vez mais digital, a influência da tecnologia nas escolhas de presentes para o Dia das Crianças é natural. Uma análise das tendências recentes revela uma crescente inclinação dos consumidores por produtos tecnológicos, como videogames e tablets, em detrimento de brinquedos tradicionais.
Porém, nos últimos anos, observou-se um crescimento significativo na intenção de compra de jogos de tabuleiro. Segundo pesquisas de mercado, há também aumento na variedade e complexidade dos jogos disponíveis. Essa diversidade atrai um público mais amplo, desde crianças até adultos.
Para Claudio Felisoni, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, existem diversas razões para explicar esse fenômeno. “Em primeiro lugar, os jogos de tabuleiro proporcionam uma forma de entretenimento que incentiva a interação social direta. Em uma era dominada pela tecnologia digital, muitas pessoas têm buscado maneiras de se reconectar face a face. Além disso, durante a pandemia, esse tipo de jogos surgiu como uma opção acessível e divertida para famílias e grupos de amigos”, explica Felisoni.
Sobre o IBEVAR – O IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.
Sobre a FIA Business School – Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público – uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo – no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs), sediada em Londres e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, incluindo Financial Times e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.