Em sua 24ª ediĂ§Ă£o, o Big Brother Brasil segue o roteiro desenhado nas versões anteriores e continua atraindo os anunciantes que aproveitam a visibilidade do programa para promover as ações publicitĂ¡rias nas festas, provas e outros momentos do dia a dia do confinamento. Decisivas para os participantes, as provas e ações patrocinadas obtĂ©m um feito para essas empresas: elevar o interesse sobre os produtos ou serviços no momento em que o reality estĂ¡ no ar.
A Tunad, plataforma de inteligĂªncia de mĂdia, mapeou as relações entre as marcas “Esporte da Sorte”, “EstĂ¡cio, “Kwai”, “Mercado Livre”, “Oi”, “Rexona”, “Stone” e “Ton”, que aparecem no BBB e suas respectivas buscas na internet durante e posteriormente Ă sua exibiĂ§Ă£o na TV.
O relatĂ³rio analisou as inserções de marcas no programa no perĂodo de 5 a 8 de fevereiro deste ano. Um dos destaques dessa anĂ¡lise foi perceber que promover ações de merchandising na casa gera mais buscas e interesses pelas marcas do que a apariĂ§Ă£o diĂ¡ria nas vinhetas de patrocĂnio. No dia 6 de fevereiro, por exemplo, os brothers participaram de uma aĂ§Ă£o na casa ganharam, cada um, R$ 5 mil e um ano de Rexona grĂ¡tis.
Para a dinĂ¢mica, os brothers se dividiram em trĂªs grupos de seis pessoas e precisaram completar uma prova na qual o somatĂ³rio do tempo dos trĂªs grupos fosse abaixo de 20 minutos.
Ao final da dinĂ¢mica, a apresentadora Ana Clara anunciou que a casa conseguiu concluir as provas em 19 minutos e 26 segundos. Sendo assim, cada participante ganhou o prĂªmio em dinheiro e um ano de produtos gratuitos.
Segundo a Tunad, durante o merchandising da marca no BBB, que começou por volta das 23h26, houve um pico de pesquisas por “Rexona” no Google, ocorrendo um aumento de 2.300% em relaĂ§Ă£o Ă mĂ©dia de 5 minutos antes do inĂcio da aĂ§Ă£o.
Efeito semelhante foi observado na aĂ§Ă£o da Universidade EstĂ¡cio, empresa responsĂ¡vel pelo patrocĂnio da prova do lĂder, que aconteceu no dia 6. A prova tinha trĂªs etapas. Os participantes escolheram seus cartões com as respostas, se queriam a opĂ§Ă£o A ou B antes mesmo de saber a pergunta. Na primeira rodada, 12 participantes acertaram, depois ganharam Davi, Michel, Vinicius, Lucas Henrique, Wanessa e Yasmin.
A terceira etapa ficou entre Michel, Lucas Henrique e Wanessa, mas o professor de EducaĂ§Ă£o FĂsica, Lucas Henrique, que faz parte do grupo Pipoca, levou a melhor na prova de perguntas e respostas promovida pela EstĂ¡cio, e ganhou a liderança da semana.
Durante a aĂ§Ă£o na prova do lĂder desse dia, que começou por volta das 22h57, aconteceu um pico por pesquisas da palavra “EstĂ¡cio” no Google. A mĂ©dia de 5 minutos antes do merchan era de 33 e alcançou no 6º minuto 607 buscas, sendo assim, um aumento de mais de 1.739 % em relaĂ§Ă£o Ă mĂ©dia.
A pesquisa da Tunad mapeou todos os patrocinadores do reality que fizeram merchandising no programa, utilizando apenas a palavra-chave da marca no Google. Seguindo essa a mĂ©trica, tivemos destaque tambĂ©m para o Mercado Livre, que teve o maior nĂºmero absoluto de novas buscas durante a aĂ§Ă£o, com mais de 7 mil acima do baseline de 5 minutos antes.
De acordo com Cesar Sponchiado, CEO da Tunad,”o Big Brother Brasil tem desempenhado um papel fundamental no cenĂ¡rio publicitĂ¡rio, gerando um engajamento autĂªntico e profundo do pĂºblico com as marcas patrocinadoras. Esse impacto Ă© corroborado por dados dos Ăºltimos anos das pesquisas com Uplift em Google Search, que evidenciam o interesse do pĂºblico nas marcas do reality, destacando a importĂ¢ncia e a influĂªncia contĂnua do programa no comportamento dos consumidores.”
Os maiores picos de pesquisa de Merchan pelo nome da marca em relaĂ§Ă£o Ă mĂ©dia foram:
1. Rexona (06/02) – 2.300%
2. EstĂ¡cio (06/02) – 1.739%
3. Stone (06/02) – 809%
E os destaques das marcas que mais adquiriram Uplift foram:
1. Mercado Livre (08/02) – 7.354
2. Esportes da Sorte (05/02) – 2.760
3. EstĂ¡cio (06/02) – 2.739
Para obter as informações na Ăntegra, basta clicar em: https://bit.ly/49nBdxq.
(Foto: ReproduĂ§Ă£o/ TV Globo)